quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pesquisa avançada no Google acadêmico

Para facilitar a sua busca no Google Acadêmico seguem algumas dicas. Estes são os operadores mais comuns do Google Acadêmico:
Pesquisa por autor - Restrita a publicações - Restrita a datas - Outros operadores
Pesquisa por autor:A pesquisa por autor é uma das maneiras mais eficazes de se encontrar um artigo específico. Se você sabe quem escreveu o artigo que está procurando, basta incluir o sobrenome do autor nos termos pesquisados. Assim, por exemplo:
A pesquisa [regressão friedman] retorna artigos sobre regressão, redigidos por alguém chamado Friedman. Para pesquisar o nome completo de um autor, ou o sobrenome e as iniciais, digite o nome entre aspas: ["jh friedman"].
Quando determinada palavra pode ser considerada tanto um nome próprio quanto um substantivo comum, use o operador "autor:". Esse operador afeta apenas o termo de pesquisa digitado imediatamente após ele, e não deve haver espaço entre "autor:" e o termo pesquisado.
Por exemplo:
[autor:flowers] retorna artigos escritos por alguém de sobrenome Flowers, enquanto [flowers -autor:flowers] retorna artigos sobre flores e ignora artigos escritos por alguém de sobrenome Flores (um sinal de menos na frente do termo pesquisado exclui resultados contendo esse termo).
Você pode usar o operador com o nome completo de um autor entre aspas para refinar ainda mais a pesquisa. Tente usar as iniciais, em vez dos primeiros nomes completos, pois algumas fontes indexadas no Google Acadêmico só fornecem as iniciais.
Por exemplo:
Para encontrar artigos escritos por Donald E. Knuth, você pode tentar [autor:"d knuth"], [autor:"de knuth"], ou [autor:"donald e knuth"].
Restrita a publicações (Essa opção só está disponível na página de Pesquisas acadêmicas avançadas.)
Uma pesquisa restrita a uma publicação retorna apenas resultados com palavras específicas de uma publicação específica.
Por exemplo:
Para pesquisar na Journal of Finance artigos sobre fundos mútuos, você pode começar da seguinte maneira:
 
Lembre-se, porém, de que a pesquisa restrita a publicações pode ser incompleta. O Google Acadêmico coleta dados bibliográficos de várias fontes, inclusive extraindo-os automaticamente de textos e citações. Essas informações podem estar incompletas ou até incorretas; muitas pré-publicações, por exemplo, não mencionam onde (ou nem mesmo se) o artigo chegou a ser publicado.
Pesquisas restritas a publicação costumam ser eficazes se você tem certeza daquilo que está procurando, mas geralmente são mais restritas do que você espera.
Por exemplo:
Talvez uma pesquisa de [fundos mútuos] em todas as publicações retornem resultados mais úteis que uma pesquisa mais específica de "fundos" apenas na Revista de Finanças.
Finalmente, lembre-se de que o nome de uma revista pode ser escrito de várias formas (por exemplo, Revista de Química Biológica muitas vezes é abreviado como R Quím Bio), portanto você deve tentar vários nomes de uma determinada publicação para obter resultados de pesquisa completos.  
Restrita a datas

(Essa opção só está disponível na página de Pesquisas acadêmicas avançadas.)

Pesquisas restritas a datas podem ser eficazes quando você procura pelos desenvolvimentos mais recentes de uma determinada área.

Por exemplo:
Veja como você pode pesquisar artigos sobre filmes supercondutores publicados desde 2004: 
Lembre-se, porém, de que algumas fontes da web não incluem as datas de publicação, portanto uma pesquisa restrita a datas não retornará artigos cuja data de publicação não pôde ser determinada pelo Google Acadêmico. Sendo assim, se tiver certeza de que um artigo sobre filmes supercondutores foi publicado este ano e ele não for encontrado na pesquisa, pesquise novamente sem restringir por datas.
Outros operadores: O Google Acadêmico também aceita a maioria dos operadores avançados de pesquisa na web do Google:
  • o operador "+" assegura que os seus resultados incluam palavras, letras ou números comuns geralmente ignorados pela tecnologia de pesquisa do Google, como em [+de knuth];
  • o operador "-" exclui todos os resultados que incluam o termo de pesquisa, como em [flowers -autor:flowers];
  • a pesquisa por frase retorna apenas resultados incluindo a frase exata, como em ["como quiser"];
  • o operador "OR" retorna resultados incluindo algum dos termos pesquisados, como em [ações chamar OR colocar];
  • o operador "título:" como em [notítulo:marte] só retorna resultados incluindo o termo pesquisado no título do documento. 
Fonte:Adaptado do Google ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário