segunda-feira, 27 de junho de 2011

Avaliação de fontes de informação na internet

Com o objetivo de  subsidiar a avaliação de fontes de referência na Internet, TOMAÉL et al., 2001, após 2 anos de estudos teóricos e pesquisas em sites  desenvolveram critérios preliminares de qualidade para avaliar  fontes na rede.  Segundo os autores após diversos testes foram elaborados os seguintes critérios, conforme apresentados sinteticamente a seguir:

a) informações de identificação: dados detalhados da pessoa jurídica ou física responsável pelo site de forma a identificá-la plenamente:
b) consistência das informações - detalhamento e completeza das informações que fornecem: Cobertura da fonte, Validez do conteúdo, Resumos ou informações complementares como elementos que realmente
contribuam para a qualidade, Coerência na apresentação do conteúdo informacional;Oferta de informações filtradas ou com agregação de valor.
c) confiabilidade das informações . investiga a autoridade ou responsabilidade; Conteúdo informacional relacionado à área de atuação do autor demonstra relevância;
d) adequação da fonte - tipo de linguagem utilizada e coerência com os objetivos propostos:
e)  links:  Links internos  -  recursos que complementam as informações da fonte e permitem o acesso às informações e a navegação na própria fonte de
informação;  atualização dos links, apontando para páginas ativas;
f) facilidade de uso - facilidade para explorar/navegar no documento:
g) lay-out da fonte -
h) restrições percebidas - são situações que ocorrem durante o acesso e que podem restringir ou desestimular o uso de uma fonte de informação:
i) suporte ao usuário - elementos que fornecem auxílio aos usuários e que são importantes no uso da fonte,
j) outras observações percebidas: recursos que auxiliam o deficiente no uso.
 Fonte:
TOMAÉL, Maria Inês et al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade; estudos, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 13-35, 2001.

((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Estou fazendo um artigo sobre fontes de informação jurídica em ambiente web, esses critérios de avaliação serão muito relevantes para o meu trabalho, vou baixar o texto completo.

    ResponderExcluir
  2. Quando você fizer o artigo compartilhe com os meus alunos do 4º período. Vamos discutir, ainda sobre fontes jurídicas.

    ResponderExcluir