domingo, 12 de junho de 2011

ISSN como fonte de informação


O ISSN - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.
O ISSN é operacionalizado por uma rede internacional, e no Brasil o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT atua como Centro Nacional dessa rede. O ISSN identifica o título de uma publicação seriada em circulação, futura (pré-publicação) e encerrada, em qualquer idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM etc). O ISSN é composto por oito dígitos, incluindo o dígito verificador, e é representado em dois grupos de quatro dígitos cada um, ligados por hífen, precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN.  Exemplo: ISSN  1018-4783.


O ISSN como fonte de informação
A Rede ISSN (ISSN Network) é uma organização intergovernamental representada por mais de 70 países, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris. Foi criada em 1971, durante a reunião do Unisist - Sistema Mundial de Informação Científica, da UNESCO. Implantada em 1974, tem como objetivo apoiar o controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, facilitando acesso aos seus registros e controlando a atribuição de ISSN. O Centro Internacional do ISSN atua como agência mantenedora e criadora de normas internacionais relacionadas com publicações seriadas, adotando, entre outras, a ISO 3297 - International Standard Serial Number”, que apresenta instruções sobre a atribuição do código padronizado ISSN.
Os registros são disseminados em nível internacional, por meio da base de dados ISSN Register” em Paris (França), onde já se encontram registrados mais de 1.000.000 de títulos de publicações seriadas com ISSN impressos em todo o mundo. Essa abrangência a coloca no patamar de única fonte de informação sobre publicações seriadas no mundo.
O representante oficial dessa rede no Brasil é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT ) por intermédio do Centro Brasileiro do ISSN (CBI), com vistas ao controle e divulgação de publicações seriadas editadas no Brasil, por meio de atribuição do código ISSN. Mais detalhes ver o site do IBICT

Fonte: IBICT
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Estimada Celia: gostei das informações do seu blog quanto ao uso do ISSN e sobretudo pela ideia de compartilhar seu trabalho com o corpo discente. Administro um blog voltado pra educação, especificamente sobre questões indígenas. Gostaria de registrar o meu blog no ISSN, como devo proceder? Pode me orientar nesse sentido?
    Paz e bem,
    Graça Graúna

    ResponderExcluir
  2. Ei Graça, tudo bem? Obrigada pela visita ao blog Fontes. O ISSN é um normalizado para publicações seriadas como (revistas e jornais). Não pode ser usado para o registro de blogs. O registro de periódicos deve ser feito se uma instituição estiver lançando uma revista por exemplo e queira registrá-la para que ela receba um nº de ISSN. Fiz registro do meu blog no IBSN (Internet Blog Serial Number) para protegê-lo de cópias, etc. Você pode fazer isto também, se quiser. Basta acessar o endereço http://ibsn.org/ e seguir as instruções para a gerar o código de barras para o seu blog.
    Volte mais vezes para nos visitar. Grande abraço
    Célia

    ResponderExcluir