quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fontes de informação geográfica (Ana, L.Brunelle,Vinícius)

Definição:

 Para entender o tema que será discutido neste post, vamos começar apresentando algumas definições:
 Fontes são tudo aquilo que se possam dar informações, tendo como função de estabelecer todos os meios de comunicação. Já a Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Geografia é a ciência físico-social que descreve, representa e procura explicar as inter-relações do homem com seu ambiente físico. De um lado trata do ambiente natural ou do ambiente físico em que o homem vive. De outra maneira a geografia ocupa-se com as atividades humanas. E por último  Fontes de informação geográfica significa um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrônimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
Segundo Magalhães (2005, p.56) “as fontes de informação geográfica, tem a função do desenvolvimento de estudos e pesquisas da área, com adoção de novas praticas de obtenção, registro e disseminação de informações, suportes variados, especialmente no que se refere á cartografia, que se modificou radicalmente a partir dos anos de 1980”.
Função: A fonte de informação geográfica tem se como finalidade de:
• Função de “input” (que quer dizer “entrada, aquisição de dados”).
• Função de validação e edição.
• Função de estruturação e armazenamento de informação.
• Função de análise.
• Função de “output” (saídas gráficas).
Isso quer proporcionar a facilidade de trabalhar com grandes informações, tornando fácil a gestão de dados geográficos.
Formato: As fontes de informação geográfica podem ser encontradas digitais ou impressas. Muitas das informações hoje em dia são encontradas online, isso torna acessível à busca mais rápida.
Arranjo: O arranjo tem como critério principal como as informações podem ser verdadeiras cientificamente, tornando assim informações amplas do conhecimento da geografia. Os arranjos podem ser por nome de lugar, classificado geográfico, assunto e outros meios geográficos.
Tipologia: Há vários formatos de informação geográfica, isto implica a vários meios de tipologias como:
• Mapas
• Atlas                           
• Globos
• Dicionários geográficos
• Guias de viagem
•Fontes eletrônicas Ex.: Google Maps
• Mapoteca
Referências:
CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paula da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MAGALHÃES, Maria Helena de Andrade. Fontes informação geográfica. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paula da Terra. Introdução ás fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
THRAHS Zoe A. O ensino da geografia. Rio de Janeiro: Centro de publicações técnicas da aliança, 1965. ((•)) Ouça este post

12 comentários:

  1. Achamos muito interessante o trabalho dos colegas falando sobre Fontes Geográficas, que se trata de informações referente a tudo que se diz respeito a área computacional do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. Foi de grande importância ficar a par desse assunto, pois não tínhamos tal conhecimento sobre isso, e tudo que é referente ao espaço devemos ficar antenados. (Paulo, Rodrigo, Jordano, Felipe)

    ResponderExcluir
  2. Ok, pessoal. Só uma pergunta: quem é o autor do comentário? Combinamos que a análise e a pergunta (esta última é muito importante) é individual. Assim, espero que cada um dos outros 3 alunos Paulo, faça aqui sua pergunta. Vale lembrar que o grupo está esperando para responder, certo?

    ResponderExcluir