O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG tem como área de concentração a "Produção, organização e utilização da informação". Seu objetivo é propiciar o aprofundamento do conhecimento acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento de habilidades para a docência e pesquisa na Ciência da Informação. Sua filosofia é de conhecer e refletir criticamente sobre as teorias e práticas de organização, disponibilização, gestão e uso da informação, em uma abordagem interdisciplinar com visão específica dos pesquisadores e profissionais da área.
O PPGCI da UFMG possui 3 linhas de pesquisas:
GIC - Gestão da Informação e do Conhecimento - As atividades de investigação científica nesta linha concentram-se em temáticas relacionadas à gestão da informação e do conhecimento em contextos organizacionais. Tais temas focalizam as seguintes questões: Políticas de informação (nacionais e transnacionais) para a infoinclusão, cognição em organizações, fontes e serviços de informação para negócios, tecnologias para gestão do conhecimento e avaliação de sistemas de informações organizacionais.
ICS - Informação, Cultura e Sociedade - A linha de ICS tem abordado temáticas variadas, tendo, entretanto, como elementos comuns a preocupação em discutir problemas relativos a democratização do acesso à informação, bem como ao exercício das atividades informacionais, procurando evidenciar as contradições, os limites e alternativas que se apresentam no âmbito da sociedade da informação.
OUI - Organização e Uso da Informação - A linha “Organização e Uso da Informação” preocupa-se com estudos de duas das funções básicas de bibliotecas: os sistemas de recuperação da informação e a organização e o uso de informação. Foi estruturada com base no pressuposto de que o estudo e a reflexão sobre qualquer das duas funções são potencializados a partir da interação/inter-relação existente entre as duas, procurando explorar as teorias correspondentes, de forma a consolidar núcleos teóricos relevantes para as áreas envolvidas. Entre os grandes temas da linha destacam-se: Representação da informação (classificação, descrição e modelagem) em contextos digitais, análise de assunto, Bibliometria, estudos de usos e usuários de sistemas de informação. Veja a seguir o resultado da nossa pesquisa:
Dissertações defendidas:
BRUZINGA, Graciane Silva. Indexação automática de documentos textuais: critérios essenciais. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2009.111p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
CAMPOS, Júlia Aparecida Gonçalves. Análise conceitual sobre as relações semânticas em ciência da informação: contribuições para o desenvolvimento de ontologias. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2009.135p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
PAIVA, Marília de Abreu Martins de. Bibliotecas Públicas: políticas do Estado Brasileiro de 1990 a 2006. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008. 140p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em:. Acesso em 21 set. 2011.
RODRIGUES, André Augusto de Abreu. Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens no Flickr. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2010. 102p.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
SANTOS, Andrea Pinheiro. Impactos da tecnologia móvel e sem fio nos sistemas de informação empresariais sob a perspectiva dos atores sociais: estudo de caso. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2011.128p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
Teses defendidas:
ALMEIDA, Maurício Barcellos. Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2006.321p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
ALVARENGA, Lídia. Processamento de linguagem natural: caracterização da produção científica dos pesquisadores brasileiros. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2010. 259p. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro. Estudo das características de software e implementação de um software livre para o sistema de gerenciamento de Bibliotecas Universitárias Federais Brasileiras. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008.253p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/EARM-7H8M9J/1/doutorado___m_rcia_gorett_ribeiro_grossi.pdf>. Acesso em: 21 set. 2011.
MAIA, Luiz Cláudio Gomes. Uso de sintagmas nominais na classificação automática de documentos eletrônicos. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008.158p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
MOREIRA, Margareth Egidia. A análise de assunto na literatura ficcional infantil: categorias para ler o que você tem. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2006.156p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2011.
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O PPGCI da UFMG possui 3 linhas de pesquisas:
GIC - Gestão da Informação e do Conhecimento - As atividades de investigação científica nesta linha concentram-se em temáticas relacionadas à gestão da informação e do conhecimento em contextos organizacionais. Tais temas focalizam as seguintes questões: Políticas de informação (nacionais e transnacionais) para a infoinclusão, cognição em organizações, fontes e serviços de informação para negócios, tecnologias para gestão do conhecimento e avaliação de sistemas de informações organizacionais.
ICS - Informação, Cultura e Sociedade - A linha de ICS tem abordado temáticas variadas, tendo, entretanto, como elementos comuns a preocupação em discutir problemas relativos a democratização do acesso à informação, bem como ao exercício das atividades informacionais, procurando evidenciar as contradições, os limites e alternativas que se apresentam no âmbito da sociedade da informação.
OUI - Organização e Uso da Informação - A linha “Organização e Uso da Informação” preocupa-se com estudos de duas das funções básicas de bibliotecas: os sistemas de recuperação da informação e a organização e o uso de informação. Foi estruturada com base no pressuposto de que o estudo e a reflexão sobre qualquer das duas funções são potencializados a partir da interação/inter-relação existente entre as duas, procurando explorar as teorias correspondentes, de forma a consolidar núcleos teóricos relevantes para as áreas envolvidas. Entre os grandes temas da linha destacam-se: Representação da informação (classificação, descrição e modelagem) em contextos digitais, análise de assunto, Bibliometria, estudos de usos e usuários de sistemas de informação. Veja a seguir o resultado da nossa pesquisa:
Dissertações defendidas:
BRUZINGA, Graciane Silva. Indexação automática de documentos textuais: critérios essenciais. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2009.111p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em:
CAMPOS, Júlia Aparecida Gonçalves. Análise conceitual sobre as relações semânticas em ciência da informação: contribuições para o desenvolvimento de ontologias. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2009.135p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em:
PAIVA, Marília de Abreu Martins de. Bibliotecas Públicas: políticas do Estado Brasileiro de 1990 a 2006. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008. 140p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em:
RODRIGUES, André Augusto de Abreu. Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens no Flickr. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2010. 102p.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em:
SANTOS, Andrea Pinheiro. Impactos da tecnologia móvel e sem fio nos sistemas de informação empresariais sob a perspectiva dos atores sociais: estudo de caso. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2011.128p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em:
Teses defendidas:
ALMEIDA, Maurício Barcellos. Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2006.321p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em:
ALVARENGA, Lídia. Processamento de linguagem natural: caracterização da produção científica dos pesquisadores brasileiros. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2010. 259p. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em:
GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro. Estudo das características de software e implementação de um software livre para o sistema de gerenciamento de Bibliotecas Universitárias Federais Brasileiras. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008.253p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/EARM-7H8M9J/1/doutorado___m_rcia_gorett_ribeiro_grossi.pdf>. Acesso em: 21 set. 2011.
MAIA, Luiz Cláudio Gomes. Uso de sintagmas nominais na classificação automática de documentos eletrônicos. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008.158p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em:
MOREIRA, Margareth Egidia. A análise de assunto na literatura ficcional infantil: categorias para ler o que você tem. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2006.156p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em:
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Pessoal
ResponderExcluirFavor acertar a autoria da tese que tem o título: Processamento de linguagem natural.