quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Análise do Portal Scielo (Carolina, Lívia, Luana, Thaís e Thamara )

Através da análise feita pelo site Scielo, podemos perceber que o site é muito organizado e específico. Sua organização é feita em ordem alfabética, por assunto, por coleções de vários países, por periódicos, fascículos, citações e artigos.
As áreas de conhecimento contempladas no site são : Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Geo Ciência, Linguistica, Letras e Artes, Matemática, Química e Outras.
A pesquisa realizada por artigos pode ser feita pelos métodos: integrada, por palavra chave, proximidade léxica e pelo Google Acadêmico ou pela localidade. A pesquisa realizada por periódico pode ser feita por ordem alfabética, por assunto ou por uma palavra chave.
Simulamos uma pesquisa por artigo através da palavra chave ''biblioterapia''. Foram encontradas 4 referências relacionadas a pesquisa. Dos 4 artigos encontrados, 3 estavam em português e apenas um texto estava em inglês. Obtivemos o acesso completo a todos os artigos e também obtivemos o acesso dos resumos destes artigos, nos idiomas: português, inglês e espanhol. Existe a possibilidade de se conseguir uma versão impressa dos artigos encontrados e também de serviços oferecidos pelo site como : o artigo em XML, referências do artigo, como citar este artigo, Curriculum ScienTI, tradução automática e o envio deste artigo por e-mail. As referências recuperadas para a pesquisa realizada pela grupo foram:

REMOR, Eduardo Augusto. Contribuições do modelo psicoterapêutico cognitivo na avaliação e tratamento psicológico de uma portadora de HIV. Psicol. Reflex. Crit., 1997, vol.10, no.2, p.249-261. ISSN 0102-7972.
Remor, Eduardo Augusto. Tratamento psicológico do medo de viajar de avião, a partir do modelo cognitivo: caso clínico. Psicol. Reflex. Crit., 2000, vol.13, no.1, p.205-216. ISSN 0102-7972.
LUCAS, Elaine R. de Oliveira, Caldin, Clarice Fortkamp and Silva, Patrícia V. Pinheiro da Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso. Perspect. ciênc. inf., Dez 2006, vol.11, no.3, p.398-415. ISSN 1413-9936.
CERIBELLI, Carina et al. Reading mediation as a communication resource for hospitalized children: support for the humanization of nursing care. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Feb 2009, vol.17, no.1, p.81-87. ISSN 0104-1169

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário