sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BDTD - PUC Campinas e IBICT (Natália Leal, Magda Medeiros, Adriana Soares)

Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações da PUC Campinas
A Biblioteca Digital da PUC-Campinas, institucionalizada pela Portaria 088/05, tem como objetivo reunir, tratar, conservar e disseminar, em meio eletrônico, a produção técnico-científica, cultural e artística gerada pela Universidade. Pela web, poderá ter acesso ao texto completo das dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação, sendo integrada à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, em nível nacional, e internacional pela Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLTD, da Virginia Tech University. 
A PUC-Campinas, como membro da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior por meio da CVA-RICESU, Comunidade Virtual de Aprendizagem, compartilha conteúdos das Dissertações e Teses e artigos de periódicos editados pelas instituições dela integrantes, permitindo fácil acesso tanto para a comunidade acadêmica presencial como a de ensino a distância.
- Possui um sistema de busca simples e avançada, por registro por programa de pós-graduação, o ususario pode acessar pasta de trabalho  consultar a lista das últimas TDEs publicadas e consultar a lista das próximas TDEs a serem publicadas.A cesse o Site da Biblioteca Digital. A PUC Campinas possui apenas o Mestrado em Ciência da Informação. Suas linhas de pesquisa são voltadas para produção, disseminação e administração da informação.  
Método de pesquisa
Ao acessar o site da Puc Campinas, ir para o link Biblioteca  e em sequência Biblioteca Digital de Teses e Dissertações(BDTD) que gera a página de busca, optou-se por uma busca direta no Registro por Programas de Pós-Graduação, não foi usada nenhuma palavra-chave.Selecionou-se o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, grau mestrado e as datas de defesa compreendidas entre janeiro de 2005 a setembro de 2011, foram recuperados 69 dissertações, foi uma pesquisa avançada por saber quais informações buscar. 
Ao buscar por uma dissertação o sistema te apresenta alguns dados como: autor, titulo, resumo em língua portuguesa e inglesa, titulação,contribuidores, assunto, data da defesa, o e-mail de contato com o autor e a dissertação em PDF.
Referências das dissertações localizadas
DEL TIO, André Luis. Gestão do conhecimento aplicado ao planejamento estratégico de instituição de ensino superior. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pós-Graduação em Ciência da Informação. Campinas, 2006. Disponível em:
<www.bibliotecadigital.puc_campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquico=133>. Acesso em: 24 de set. 2011.
FONSECA, Maria Clara. Biblioteca pública: da extensão à ação cultural como prática de cidadania. 2005. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pós-Graduação em Ciência da Informação. Campinas, 2006. Disponível em: <WWW.bibliotecadigital.puc_campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquico=501>. Acesso em: 24 de set. 2011.
MOREIRA, Gardênia Garcia Benossi. Gestão do conhecimento no treinamento e desenvolvimento de pessoas. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pós-Graduação em Ciência da Informação. Campinas, 2009. Disponível em: <WWW.bibliotecadigital.puc_campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquico=501>. Acesso em: 24 de set. 2011.
PAULA, Sonia Nascimento de. Acessibilidade à informação em bibliotecas universitárias e a formação do bibliotecário. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pós-Graduação em Ciência da Informação. Campinas, 2009. Disponível em: <WWW.bibliotecadigital.puc_campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquico=506>. Acesso em: 24 de set. 2011.
SILVA, Claudete Aurora da. Gestão da segurança da informação: um olhar a partir da ciência da informação. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pós-Graduação em Ciência da Informação. Campinas, 2009. Disponível em: <WWW.bibliotecadigital.puc_campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquico=499>. Acesso em: 24 de set. 2011.


IBICT

O IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, possui uma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTS) em seu site, www.ibict.br. As pesquisas  podem ser feitas através de procura básica ou por procura avançada.
Realizamos uma pesquisa utilizando a opção procura avançada, com os seguintes filtros: assunto (Ciência da Informação), país (Brasil), grau (teses), idioma (português), ano de defesa (2007-2011).
Foram recuperados seis documentos de acordo com o solicitado, todos da Universidade de Brasília, o IBCT disponibiliza as seguintes informações: titulo, autor, contribuidor, instituição de defesa, palavras-chave, resumo, idioma, grau, link, ano de defesa e país.
A navegação na BDTD do IBICT é de fácil , não há segredos em utilizá-la, recupera-se teses com conteúdos de qualidade além das mesmas serem de Universidades conceituadas.


Referências das teses localizadas:
ALVARES, R. A. M. L. Telecentros de informação e negócio como veículo de educação corporativa nas mircroempresas e empresas de pequeno porte. 2010. Tese. (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SOARES, G. M. Serviços de refrência digital em bibliotecas universitárias : o caso do serviço de referêmcia da divisão de biblioteca e documentação da PUC-Rio. 2009. Tese. (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasíli, 2009.
RODRIGUES, Z. C. A Necessidade de informação dos Conselheiros de Saúde. 2009. Tese. (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
CRUZ, W. F. Necessidades de informação musical de usuários não especializados. 2008. Tese. (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
GASQUE, D. G. C. K. O pensamento reflexivo na busca e no uso da informação na comunicação científica. 2008. Tese.  (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2008.


Considerações Finais
Encontramos algumas dificuldades no momento da busca. Entretanto, tais dificuldades não impossibilitaram  encontrar a resposta para o solicitado, a persistência na busca de termo para a representação da  informação é o foco para obtermos resultados mais pertinentes. Um fato curioso foi no BDTD do IBICT em que quanto mais especificávamos a busca mais documentos eram recuperados, isso mostra que houve um erro na indexação de termo por parte da base de dados ou pelo usuário. Vale salientar que o IBICT possui uma BDTD de grande prestigio, vamos procurar descobrir o motivo de tal acontecimento.


((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Bom-dia, tudo bem?

    Sou aluno de Biblioteconomia da UFRGS e estou realizando um trabalho de pesquisa para a cadeira Fundamentos da Ciência da Informação e gostaria de acessar informações sobre o Curso de Pós-Graduação em Ciências da Informação da PUC Campinas, mas não consigo encontrar essas informações no site. No site encontrei somente menção ao curso, mas não outras informações como linhas de pesquisa e área de concentração. O seu blog possui algumas informações sobre isso, mas gostaria de acessar uma fonte institucional.

    Você poderia me ajudar?

    Desde já, muito obrigado pela atenção dispensada.

    Mário Sérgio Leandro

    ResponderExcluir
  2. Mário, tudo bem? Minhas alunas fizeram o post acima e uma parte do trabalho era sobre as linhas de pesquisa do PPGCI/PUCCampinas. elas também tiveram dificuldades em obter informações institucionais. A coluna á direita aqui do Fontes, Pós-graduação em CI tem um link p/ o PPGCI/PUCCampinas, que é o mesmo indicado no site do Portal da ANCIB. Infelizmente no site da pós-graduação da instituição não há a menção ao PPGCI. Assim, caso vc consiga informações mais atualizadas sobre o PPGCI, te peço a gentileza de nos informar através dos Comentários. Combinado? Obrigada pela sua visita e um abraço.
    Célia

    ResponderExcluir