quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PPGCI - UNESP Universidade Estadual Paulista ( Nathane Saldanha)


A instituição escolhida foi a UNESP (Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho” Campus de Marília). O programa de pós-graduação em ciência da informação da UNESP possui 3 linhas de pesquisas :
1- Informação e tecnologia:
Realiza estudos e pesquisas relacionados à geração, armazenamento, gestão, transferência, utilização e preservação da informação e de documentos nos ambientes científico, tecnológicos, empresarial e da sociedade em geral, associados a métodos e instrumentos proporcionados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). A linha tem por objetivo o desenvolvimento e análise de metodologias e estruturas tecnológicas para a otimização e customização de processos e sistemas informacionais em distintas ambiências.
2- Produção e organização da informação:
Considerando a informação registrada e institucionalizada como insumo básico para a construção do conhecimento no contexto da Ciência da Informação, destaca-se o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos interdisciplinares acerca dos procedimento envolvidos na produção e na organização da informação. Assim, a produção da informação é abordada sob os eixos da produção científica (avaliação do comportamento da ciência) e da produção documental (Diplomática contemporânea), enquanto, na organização da informação, destacam-se os processos de análise, síntese, condensação, representação e recuperação do conteúdo informacional. Ressaltam-se, como dimensões teóricas, a reflexão sobre a teoria da ciência e a organização do conhecimento, e, como dimensões aplicadas, os estudos métricos (Informetria, Cienciometria, Bibliometria e Webometria), a tipologia documental, os instrumentos e produtos de organização da informação e as questões de formação e atuação profissional na área.
3-Gestão, mediação e uso da informação:
Realiza estudos teóricos e metodológicos de temáticas relacionadas à: cultura, comportamento e competência em informação; fluxos, processos, usos e usuários da informação; processos de mediação da informação; gestão da informação, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional; inteligência empresarial, prospecção e monitoramento informacional; redes sociais; políticas e práticas de informação e leitura.

“O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação tem como linha mestra o estudo crítico das metodologias utilizadas para tornar a informação disponível e acessível, mormente com o uso das tecnologias que propiciem a construção do conhecimento científico, tecnológico e social na atualidade, com especial ênfase ao papel da gestão, organização, produção, representação , mediação e uso da informação como matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento.
Objetivos
Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, cuja área de concentração é "Informação, Tecnologia e Conhecimento", têm por objetivo precípuo o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos inovadores nas temáticas relativas à organização, produção, gestão, mediação, uso, e aspectos tecnológicos da informação, como subsídios à consolidação científica da área em nível nacional e internacional.
Área de Concentração "Informação, Tecnologia e Conhecimento"
A área de concentração "Informação, Tecnologia e Conhecimento" está alicerçada nas questões de organização, gestão,mediação e uso da informação e do papel da tecnologia nos processos informativos e, permite a UNESP, contribuir significativamente para o fortalecimento da pesquisa e da capacitação docente em Ciência da Informação no país, propiciando um trabalho de cooperação e de intercâmbio de informações com os demais cursos de pós-graduação e, principalmente, com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e com a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).”
Endereço eletrônico da breve apresentação da PPGCI da UNESP http://www.marilia.unesp.br/#363,365

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações identificada:
C@thedra - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações,
Endereço eletrônico: http://www.unesp.br/cgb/conteudo.php?conteudo=562
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações oferece acesso ao texto completo das teses/dissertações defendidas na Unesp, e que nos foram encaminhadas.

Teses de Doutorado:
2011
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/lorenzon_ej_do_mar.pdf
LORENZON, Emilena Josimari. Análise de Domínio para Avaliação de Tesauros: uma Experiência com a Cadeia Produtiva do Calçado no Brasil. 2011. 108 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
Orientador: João Batista Ernesto de Moraes.
Linha de Pesquisa: Produção e Organização da Informação.
Palavras-Chave: Linguagens de Indexação, Cadeia Produtiva do Calçado, Tesauro, Microtesauro, Análise de Domínio, John Swales.
2010.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/bortolin_s_do_mar.pdf
BORTOLIN, Sueli. Mediação Oral da Literatura: A voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
Orientador: Prof. Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior.
Palavras-Chave: Mediação Oral da Literatura - Oralisfera - Leitor-narrador - Leitor-ouvinte.

2009.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/bottentuit_am_do_mar.pdf
BOTTENTUIT, Aldinar Martins. As tecnologias da informação sob o domínio da justiça: disponibilidade e garantia de acesso e distribuição das informações jurídicas da Justiça Estadual do Maranhão?. 2009. 106f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
Orientadora: Profª. Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
Palavras-Chave: Acesso à Justiça. Cibercultura judicial. Informação jurídica. Prestação jurisdicional em rede digital. Sítios jurídicos. TJMA.
2008.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santana_rcg_dr_mar.pdf
SANT'ANA, Ricardo César Gonçalves. Mensuração da disponibilização de informações e do nível de interação dos ambientes informacionais digitais da administração municipal com a sociedade. 2008. 153f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
Orientadora: Profª. Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
Palavras-Chave: Mensuração. Ambientes Informacionais Digitais. Tecnologia da Informação e Comunicação. Administração Pública Municipal.
2007.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/almeida_dpr_dr_mar.pdf
ALMEIDA, Daniela Pereira dos Reis de. Educação continuada em tratamento de conteúdos documentários: uma proposta de formação em serviço para bibliotecários catalogadores da rede de bibliotecas da UNESP. 2007. 137f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
Palavras-Chave: Educação continuada; Formação em serviço - Bibliotecário catalogador; Tratamento da informação. Bibliotecas Universitárias. Rede de Bibliotecas da UNESP

Dissertações de Mestrado:
2011.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_me_mar.pdf
SANTOS, Camila Araújo dos. Análise de Instrumentos de Avaliação da Competência Informacional Voltados para a Educação Superior. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
Orientadora: Profª. Dra. Helen de Castro Silva Casarin.
Linha de Pesquisa: Gestão, mediação e uso da informação.
Palavras-Chave: Competência informacional; Avaliação da competência informacional; Instrumentos de avaliação da competência informacional; Educação superior.
2010.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/silva_mv_me_mar.pdf
SILVA, Marli Vítor da. O comportamento informacional de advogados: um estudo com profissionais que atuam na cidade de Marília e região. 2010. 114f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
Orientadora: Profª. Dra. Helen de Castro Silva Casarin.
Linha de Pesquisa: Gestão, mediação e uso da informação.
Palavras-Chave: Comportamento informacional; Comportamento de busca de informação; Padrões de comportamento informacional - Advogados; Informação jurídica.
2009.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/xavier_rf_me_mar.pdf
XAVIER, Raphael Figueiredo. Análise de Métodos de Produção de Interfaces Visuais para Recuperação da Informação. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
Orientador: Edberto Ferneda
Linha de Pesquisa: Informação e Tecnologia
Palavras-Chave: Recuperação de Informação, Visualização da Informação, Interfaces Visuais para Recuperação de Informação.
2008.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/banhos_vt_me_mar.pdf
BANHOS, Vangela Tatiana. Usabilidade na Recuperação de Informação: um enfoque no Catálogo Athena . 2008. 120f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
Orientador: Edberto Ferneda
Linha de Pesquisa: Informação e Tecnologia
Palavras-Chave: Diretriz de usabilidade. Recuperação de informação. Catálogo Athena.
2007.
http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/pedrini_iad_me_mar.pdf
PEDRINI, Igor Aparecido Dallaqua. A questão do Aboutness em documentos narrativos ficcionais: subsídios para a análise documental de crônicas. 2007. 84f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
Orientador: Prof. Dr. João Batista Ernesto de Moraes.
Palavras-Chave: Crônica. Aboutness. Narrativa ficcional. Percursos gerativos de sentido. Análise Documental.

Ao fazer a busca obtive dificuldade em visualizar as teses e dissertações mencionadas acima,assim não pude conter informações exatas para finalizar a tarefa.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário