quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PPG-PMUS UNIRIO (Jordano, Paulo, Rodrigo)

       O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS é um programa acadêmico, de orientação teórica, destinado à formação de pesquisadores e docentes em nível universitário, no campo da Museologia e dos estudos patrimoniais.
Seu objetivo maior é constituir-se em instrumento de compreensão e de integração entre os diferentes grupos sociais e seus ambientes, através de uma ação reflexiva e do uso ético do patrimônio total. Para tanto, estimula estudos e pesquisas que visem o aprimoramento da consciência ambiental e patrimonial, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e o aproveitamento turístico do patrimônio. O PPG-PMUS possui duas linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa Museu e Museologia: 
Abordagem do Museu como fenômeno e da Museologia como campo disciplinar, em suas relações com os diferentes campos do saber. Teoria da Museologia. Museu: gênese, desenvolvimento e representações no tempo e no espaço.  Museu e indivíduo.  Museu e Cultura. Museu e Sociedade.  Modelos conceituais de Museu e suas relações com o corpo social.  Museologia e Sistemas Simbólicos. Critérios semiológicos. Terminologia da Museologia. Museologia como geração do novo: interpretação de realidades.  Discurso museológico - constituição e análise. Teoria da Exposição. Teoria do Objeto. Museologia e novas tecnologias da informação e da comunicação.
Linha de Pesquisa Museologia, Patrimônio Integral e Desenvolvimento:


Análise das relações entre Museologia e Patrimônio, no tempo e no espaço, em todas as  suas representações: patrimônio natural / cultural / material / imaterial.  Patrimônio virtual.  Patrimônio histórico e artístico. Patrimônio científico.  Sociedade, cultura e patrimônio: identidade e diferenças culturais. Patrimônio instituído: local, nacional, regional, global. Políticas e diretrizes. O Patrimônio Mundial. Metodologias de preservação e conservação do patrimônio.  Museologia, sociedade e o patrimônio integral. Museologia e os Novos Patrimônios. Museologia Aplicada a Acervos. 

Ao fazermos as buscas não foi encontrada biblioteca digital, apenas um site de pós-graduação em museologia com dissertações, não sendo possível recuperar no próprio site as informações necessárias para a conclusão do trabalho.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário