quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Museu Universitário

Os Museus Universitários são instituições públicas ou particulares dedicados à preservação e interpretação das primeiras evidências humanas tangentes e de seu ambiente ( CAPRI, GARRIDO e DUARTE 2010). Estes museus têm como objetivo abertura de espaços democráticos; compartilhamento de poder e de saberes; abertura de novos espaços de participação; articulação de setores sociais distintos, heterogeneidade de atores e lugares; construção coletiva; integração entre pesquisa, ensino e extensão; contextualização social do conhecimento; compreensão do planejamento como um ato educativo e de participação. O seu publico especifico são para os acadêmicos de cursos superiores. Entretanto, toda a sociedade pode conhecer e interagir com o museu. Atuando no processo de conhecimento e contextualização social (SANTOS,2006) O museu de Ciências Naturais - PUC MINAS tem em seu acervo fósseis, cavernas, animais empalhados.

Os museus universitários mais conhecidos são o Museu de Zoologia da USP; o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC; o Museu de Ciências Naturais – PUC-MG e Museu de Geociências - Universidade de Brasília, entre tantos outros.






Referencias
SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura . Museus Universitários Brasileiros : novas perspectivas. Disponível em Acessado em 17 de setembro de 2011.
OLISA, Marcelo. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas em Belo Horizonte. Disponível em
Acessado em 17 de setembro de 2011
Museu de arte contemporânea da Universitadade de São Paulo. Disponível em
Acessado em 17 de setembro de 2011 .
Sistema Brasileira de Museus. Apresentação. Disponível em < http://www.museus.gov.br/sbm/oqueemuseu_museusicom.htm > Acessado em 17 de setembro de 2011.
CAPRI, Daniela; GARRIDO, Isadora; DUARTE, Renata. Museus Universitários. Disponível em < http://www.slideshare.net/doritchka/marlia-museus > Acessado em 17 de setembro de 2011.
http://www.youtube.co
m/watch?v=UyyA0cUEhvw
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Sejam bem vindas meninas do grupo da Ana Carla! foi difícil postar o trabalho no blog? Gostei de ver o trabalho de vocês aqui, vi o vídeo e achei interessante. Vamos aguardar a apresentação e as discussões em sala! até lá.

    ResponderExcluir
  2. Pela apresentação do grupo e pelo resumo postado no Blog percebi que o grupo estava bem preparado, contextualizado e bem informado sobre o assunto. Achei muita boa a apresentação. Gostaria que o grupo informasse qual dos museus pesquisados possui o maior acervo, pois não me recordo se foi falado na apresentação. Parabêns ao grupo!

    ResponderExcluir
  3. Ana, depende muito do museu, pois os museus universitarios são voltados para os cursos que as universidades oferecem, como o museu de Zoologia da USP possui o maior acervo da fauna neotropical do planeta, já o museu Nacional UFRJ reúne os maiores acervos científicos da América Latina, então não se pode olhar o numero de acervo entre eles, temos que olhar o acervo do tema que trata o museu. E obrigado pelo comentario.

    ResponderExcluir