quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PPGCI IBICT-UFRJ (Alexandra, Cleidiane, Matheus, Natália R.)

O PPGCI do IBICT-UFRJ , tem como objetivo geral a formação para a pesquisa e o aprimoramento de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento na área da Ciência da Informação(CI). O PPGCI é desenvolvido em associação ampla, por meio de convênio, entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O IBICT e a UFRJ tem uma única área de concentração que divide- se em duas linhas de pesquisa :
· Linha de Pesquisa 1: Comunicação, Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento
Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação e metodologias das Ciências Sociais e Aplicadas. Comunicação e divulgação em Ciência e Tecnologia; análises e aplicações bibliométricas, informétricas, webmétricas e cientométricas. Sistemas de organização e representação do conhecimento, ontologias, web semântica e contribuições da lingüística. Processos de busca, acesso, recuperação e uso da informação. Dimensões conceituais e semióticas das estruturas e dos fluxos da informação e do conhecimento em diferentes contextos. Informação e gestão, monitoramento tecnológico, gestão estratégica da informação e do conhecimento nas organizações e nas políticas públicas. Cultura organizacional.
Linha de Pesquisa 2: Configurações socioculturais, políticas e econômicas da informação
Estudos de ética e política de informação e das tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea; regime de informação. Interfaces da informação com a ética e a sustentabilidade ambiental no mundo contemporâneo. Políticas de ciência, tecnologia e inovação; quadros normativos e regulatórios institucionais da produção científica; indicadores científicos e tecnológicos; dinâmicas de inovação e seus indicadores. Estudos socioculturais da informação e comunicação, da ciência e tecnologia. Perspectivas econômicas da informação e do conhecimento; crítica da economia política e micro-economia da informação. Linguagem, conhecimento e informação nas transformações do trabalho no capitalismo atual. Condicionantes socioculturais e tecnológicos dos usos e da competência em informação. Redes de comunicação, colaboração e produção da informação: características e implicações políticas, sociais e econômicas.
A BDTD, pode ser consultada através da UFRJ: Minerva Sistema de comunicação da UFRJ, pelo site:http://www.minerva.ufrj.br/ ou atraves do IBICT Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, pelo site : http://bdtd.ibict.br/. Essa biblioteca tem como objetivo integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. Todas as Dissertações estão disponíveis, em papel, na Biblioteca do IBICT e na Biblioteca da UFRJ/CFCH, e podem ser solicitadas via COMUT.
Na busca por documentos da área da CI, Optamos pelas seguIntes palavras - chave: Ciência da informação e Informação, a recuperação da informação (RI) foi satisfatória, escolhemos alguns documentos recentes para representar esta RI.
1. Dissertações de mestrado:
a) AZEVEDO, Annalina Camboim de. A informação como instrumentopara a tomada de decisão a partir do sistema alerta exportador. 19 dez.2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). UFF/IBICT, Rio de Janeiro. Orientadora: Sarita Albagli. Disponível em: http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2332 Acesso em: 24 set.2011.
Palavras-chave:
Comunicação, Informação, Barreiras Técnicas, Tomada de Decisão, Sistema Alerta Exportador.
b) KNOEDT,Henrique Solon Brandão. Barreiras ao uso da informação nas estratégias das prefeituras municipais da Bahia.30 jun. 2005.Dissertação (Mestrado).Universidade Federal da Bahia.Salvador, 2005.Orientadora Kátia de Carvalho.Disponivel em: http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=248 Acesso em: 24 set. 2011.
c) PIROLO,Ana Claudia Inácio da Silva. A função da informação na formação de público para a arte.1 jun. 2007.Dissertação (Mestrado).Pontificia Universidade Católica de Campinas.São Paulo,2007. Orientadora: Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo. Disponivel em: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=277 Acesso em: 24 set.2011.
Palavras –chave: informação;arte;mediação;sistemas de informação;formação de público;consumo.
d) SILVA, Marildo Domingos da Silva. Contribuição da tríade ciência da informação, sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação nas estratégias competitivas organizacionais: o setor moveleiro de Votuporanga.9 dez. 2006.Dissertação(Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.São Paulo,2006. Orientadora Ângela de Mendonça Engelbrecht.Disponível em: . Acesso em :24 set. 2011.
Palavras- chave: Sistema de Informação,CiÊncia da FORMAÇÃO,Estrategias,Tecnologia da Informação,Competitividade.
e) UNGER, Roberto José Gervásio. Regimes de informação na sociedade da informação: um estudo de caso do sistema de bibliotecas universidades. 13 set. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - UFF/IBICT, Rio de Janeiro. Orientadora: Isa Maria Freire. Disponível em: http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1715 Acesso em: 24 set.2011.
2. Teses De Doutorado
a) GRACIOSO, Luciana de Souza. Filosofia da linguagem e ciência da informação: jogos de linguagem e ação comunicativa no contexto das ações deinformação em tecnologias virtuais. 29 ago. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). UFF/IBICt, Rio de Janeiro. Orientador: Maria Nélida Gonzáles de Gómez. Disponível em:< http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2873
Palavras-chave:Ciência Da Informação. Filosofia da Linguagem.Pragmática.Wittgestein.Harbermas
b) OLIVEIRA, Joaquim Francisco Cavalcante de. A interdisciplinaridade na formação do administrador: um dueto entre Ciência da Informação e Ciência da Administração. mar. 2010 Tese (Doutorado em Ciência da Informação). UFF/IBICT, Rio de Janeiro. Orientador: Lena Vânia Ribeiro Pinheiro ; Coorientador: Antonio Rodrigues de Andrade. Disponível em:<http://ibict.phlnet.com.br/anexos/oliveira2010.pdf.>Acesso em :24 set.2011.
Palavras-chave:interdisciplinaridade,Ciência da Informação,Ciência da Administração,conceitos e interdisciplinaridade,formação do administrador,interdisciplinaridade na empresa.
c) OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Os usuários e a desorganização da cultura: os sistemas de recomendação e as conseqüências da classificação paraos usos sociais da música na Internet. 01 mar. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). UFF/IBICT. Rio de Janeiro. Orientador: Rosali Fernandez de Souza. Disponível em: Acesso em : 24 set. 2011.
d) STAREC, CLAUDIO. A sociedade do aprendizado: as novas fronteiras do conhecimento no mundo do trabalho. 5 mar. 2009. Tese (Doutorado em Ciênciada Informação). UFF/IBICT, Rio de Janeiro. Disponível em:a Acesso em :24 set. 2011
Palavras-chave:
Aprendizado. Informação. Conhecimento. Sociedade da Informação. Sociedade do Conhecimento e do Aprendizado. Universidade Corporativa. Educação Corporativa. Gestão da Informação. Indicadores. Retorno sobre Investimento. Práticas Educativas.
e) RIBEIRO, CLÁUDIO JOSÉ SILVA. Diretrizes para o projeto de portais de informação: uma proposta interdisciplinar baseada na análise de domínio earquitetura da informação. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação).UFF/IBICT. Rio de Janeiro. Orientador: Prof. Dr. CARLOS HENRIQUE MARCONDES. Disponível em:Acesso em:24 set.2011.
Palavras –chave: Analise de Domínio.Arquitetura da Informação.Necessidade de Informação Portal de Informação Elicitação de Requisitos.Sense-
Para encontrarmos os termos corretos para que a RI fosse alcançada encontramos algumas dificuldades entre elas podemos citar :
  • entender como é organizada a BDTD,
  • aprendermos pesquisar em mais uma fonte de informação na Internet, ao mesmo tempo,conciliando as informações recuperadas.
Nesta pesquisa pelo site do IBIBT-UFRJ conseguimos recuperar de forma efetiva documentos de várias áreas da CI. Documentos estes que nos auxiliarão na organização de trabalhos acadêmicos especialmente o nosso TCC.
Referências
MINISTÉRIO da ciência e tecnologia.Biblioteca digital Brasileira de teses e dissertações Brasília: BDTD: IBICT,2010.Disponível em:.Acesso em : 24 set. 2011.
MINERVA sistema de documentação da UFRJ. TDUFRJ: teses e dissertações da UFRJ.Rio de Janeiro : Ex. Libris, 2005 Disponível em:
PROGRAMA de pós-graduação em ciência da informação.Apresentação.Rio de Janeiro : UFRJ,2011. Disponível em: .Acesso em: 24 set. 2011.
PROGRAMA de pós-graduação em ciência da informação.Apresentação.Rio de Janeiro:UFRJ,2011. Disponível em: .Acesso em: 24 set. 2011.
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Até que enfim estou de volta no blog. Quero agradecer a ajuda de vocês no nosso trabalho, foi difícil mais aprender é sempre prazeroso.
    Obrigada galera!!!!!!

    ResponderExcluir