quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PPGCI - UFSC (Carolina, Letícia, Lívia, Mariana)

*Objetivo
O Mestrado em Ciência da Informação da UFSC visa formar pessoal de alto nível com competência para:
-Estudar e analisar os processos envolvidos nos fluxos informacionais;
-Construir suportes teóricos que auxiliem na compreensão do funcionamento das unidades de informação;
-Construir metodologias que auxiliem na avaliação das condições de oferta de educação e de capacitação profissional na ciêcia da informação.
As disciplinas e demais atividades acadêmicas ofertadas no Mestrado serão cumpridas em período trimestral visando o aprofundamento e investigação na Linha de Pesquisa escolhida.
O ingresso no corpo discente do PGCIN, nível Mestrado, requer a prévia aprovação em processo seletivo e os Mestrandos terão a supervisão de um orientador acadêmico e de dissertação.
O Curso de Mestrado em Ciência da Informação funcionará em horário diurno, com aulas preferencialmente a tarde.
*Linhas de pesquisa
1. Fluxos de Informação
Objetivo:
Estudar os canais de produção, distribuição e circulação da informação, os processos e suportes informacionais e a apropriação da informação nas unidades de informação, visando construir suportes teóricos para a compreensão do funcionamento das unidades de informação e para o entendimento da dinâmica dos fluxos de informação na sociedade contemporânea.
A linha “Fluxos de informação” inclui estudos e investigações que abrangem:
  • A informação no processo decisório das organizações;
  • A mediação da informação(científica, organizacional, técnica,etc.);
  • As fontes de informação;
  • A gestão de processos e serviços informacionais;
  • A gestão de qualidade nas unidades de informação;
  • As tecnologias da informação;
  • As redes de informação; os usuários da informação
2. Profissionais da Informação
Objetivo:
Estudar as necessidades de busca e uso de informação da sociedade, em diferentes setores, que determinam a configuração das atividades dos gestores da informação, visando construir metodologias que permitam avaliar as condições de oferta de educação e capacitação profissional nas áreas que compõem o campo de atuação dos profissionais de ciência da informação.
A linha “Profissionais da Informação” inclui estudos e investigações que abrangem:
O conhecimento de competências e habilidades necessárias ao profissional da informação em diferentes tipos de organização e em diferentes funções informacionais;
A construção de metodologias de avaliação de programas curriculares voltados á capacitação de profissionais da informação ofertados na região;
O desenvolvimento de metodologias aplicáveis ao estudo das necessidades de capacitação de profissionais de informação;
A construção de modelos para a avaliação dos métodos e técnicas de ensino para a capacitação de profissionais da informação.

*O que é a BDTD
O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. Este projeto − iniciativa inovadora do IBICT, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa − possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional.

A BDTD foi desenvolvida no âmbito do programa da Biblioteca Digital Brasileira, com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). Tem um comitê técnico-consultivo (CTC), instalado em abril de 2002, constituído por representantes do Ibict, CNPq, MEC (Capes e Sesu), Finep e das três universidades que participaram do grupo de trabalho e do projeto-piloto (USP, Puc-Rio e UFSC). O CTC é um colegiado e objetiva referendar o desenvolvimento da BDTD, assim como atuar na especificação de padrões a serem adotados no âmbito do sistema da BDTD. Em particular, apoiou e aprovou o Padrão Brasileiro de Metadados para Teses e Dissertações ( MTD-BR).
Modelo
A BDTD utiliza as tecnologias do Open Archives Initiative (OAI) e adota o modelo baseado em padrões de interoperabilidade consolidado em uma rede distribuída de bibliotecas digitais de teses e dissertações com a existência de dois atores principais:
• provedor de dados (data providers) - administra o depósito e publicação, expondo os metadados para a coleta automática (harvesting);
• provedor de serviços (service providers) - fornece serviços de informação com base nos metadados coletados junto aos provedores de dados.
Nessa rede, as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedores de dados e o Ibict opera como agregador, coletando metadados de teses e dissertações dos provedores, fornecendo serviços de informação sobre esses metadados e expondo-os para coleta por outros provedores de serviços, em especial pela Networked Digital Library of Theses and Dissertation ( NDLTD).
- Teses defendidas:
1 CIMBALISTA, Silmara Nery. Adversidades no trabalho: a condição de ser trabalhador no sistema de produção flexível na indústria motobilítica brasileira. Florianópolis, 2006. 226f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de fisiologia e Ciências Humanas. Disponível em: http://aspro02.npd.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index. php?resolution2=1024_1&tipo.> Acesso em:28 set. 2011.
Resumo: Este estudo trata do indivíduo e sua condição de ser trabalhador sob o sistema de produção flexível
Palavra-chave: Ser trabalhador, condição de trabalhador.
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humana. Orientadora, Silvia Maria de Araújo; Co-orientador,Selvino J. Assmann.
2 NOAL, Fernando Oliveira. Ciências, técnica e ética: o principio da responsabilidade de Hans Jonas e suas interfaces com as questões ecológicas contemporâneas. 132p. Tese (Doutorado)-Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Fisiologia e Ciências Humanas. Disponível em: < http://aspro02.npd.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index. php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=>Acesso em: 28 set. 2011.
Resumo: Esta tese constitui-se em uma pesquisa de cunho teórico que tem seu eixo principal os caminhos e o locus da ciência e da técnica através de uma interpretação critica dos seus percursos a suas perspectivas propositiva e de ação ecológica contemporâneas.
Palavras-chave: Ciências
Programa de Pós - Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Orientador, Paulo Freire Vieira.
3 BENITEZ,Luiz Bráulio Farias. O acesso ao conhecimento do direito como condição de efetividade da cidadania. Florianópolis, SC, 2006.358p.Tese (Doutorado)-Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas .Disponível em:Acesso 28 set. 2011.
Resumo: Esta tese ancora-se na ideia de que a cidadania só pode ser plena a partir do conhecimento que os detentores e destinarios do poder numa democracia possam deter sobre a estrutura jurídica.
Palavra-chave: Acesso ao conhecimento
Programa de Pós - Graduação em Direito. Orientador, Sergio Cademartori.
4 OLIVO,Luis Carlos Cancellier de.A reglobalização do estado e da sociedade em rede na era do acesso. Florianópolis, SC, 2003. 314p.Tese (Doutorado)Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Juridicas.Disponivel em: < http://aspro02.npd.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index. php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=>Acesso 28 set. 2011.
Resumo: Esta tese propõe-se a examinar as condições que possibilitam o surgimento do fenômeno da reglobalização e seus efeitos sobre o estado e a sociedade.
Palavra-chave: Acesso
Programa de Pós-Graduação em Direito.Orientador,Aries José Rover.
5 MACEDO, Neusa Dias de . Pesquisa em ciência da informação e biblioteconomia: questões da base, implicações na pós-graduação, análise temática. Ciência da Informação, Brasília , v.16, n.2 , p.129-.Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2011.
Resumo : Crônica acadêmico-profissional com reflexões sobre o espírito de pesquisa e a existência do espírito crítico do bibliotecário brasileiro. Analisa a proveniência dos estudos avançados e pesquisas em Ciência da Informação e Biblioteconomia, sob três aspectos: pós-graduação stricto sensu; pós-graduação lato sensu; ambiência profissional/setor de trabalho.
Palavra chave: ciência da informação

-Dissertações defendidas:
1 ELIEL, Regiane Alcântara . Institucionalização da ciencia da informação no Brasil: estudo da convergência entre a produção científica e os marcos regulatório da área. Transinformação (Campinas), Campinas , v.20, n.3 , p.207-224, set./dez. 2008.Disponível em:< http://aspro02 .npd.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=>. Acesso em: 27 set. 2011.
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento e a institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, analisando o grau de convergência entre a produção científica - materializada em teses e dissertações - e os marcos regulatórios da área (Documento de Área da CAPES e Grupos Temáticos da ANCIB).
Palavra chave: Comunicação
2 SILVA, Monica do Amparo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Biblioteca escolar e professor : duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na rede municipal de ensin. Belo Horizonte, 2001. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Disponível em:< http: //aspro02.npd.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=#posicao_dados_acervo>. Acesso em: 27 set. 2011
Resumo: Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Belo Horizonte
Palavra chave: Biblioteca
Orientador: Maria Eugênia Albino Andrade
Co-Orientador: Bernadete Santos Campello
Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação
3 BISCOLI, Ivana Ângela. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação . Atividade lúdica : uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001. Florianópolis, 2005. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2011.
Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar o lugar que a atividade lúdica ocupa na Produção Acadêmica brasileira, especificamente da área da Educação, no período de 1995 a 2001, e como esta produção se posiciona acerca deste tema, considerando a Educação Infantil e Séries Iniciais.
Palavra chave: Biblioteconomia
Orientador: Diana Carvalho de Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Educação
4 PINHEIRO, Marcus Túlio de Freitas. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Análise do conhecimento gerado na organização e sua influência na eficácia da gestão : estudo de caso - Consultec. Florianópolis, 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2011.
Resumo : O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o conhecimento gerado na empresa e sua influência na eficácia da gestão da Consultec, através da verificação do ambiente da empresa avaliando se o mesmo propicia a criação, armazenamento, disseminação do conhecimento organizacional; da identificação dos tipos de conhecimentos predominantes na empresa e suas fontes; da verificação da relação entre o conhecimento organizacional e as atividades produtivas da Consultec e do desenvolvimento de uma ferramenta informacional para identificação e mapeamento do conhecimento na empresa.
Palavra chave: Era da informação
Orientador: Francisco Antônio Pereira Fialho.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
5 WENSING, Jairo. Preservação e recuperação de informação em fontes de informações digitais : estudo de caso do Greenstone. 219 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010. Disponível em:. Acesso em: 27 set. 2011.
Resumo : Esta dissertação contribui para a Ciência da Informação, pois aprofunda e realiza estudos na área de fontes de informação, bibliotecas digitais, recuperação da informação e preservação digital tendo como foco o formato de arquivos digitais.
Palavra chave: Biblioteca digital
Orientador: Úrsula Blatmann
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Não tivemos dificuldades em encontrar as teses e dissertações. O sistema de BDTD da UFSC é rápido e eficaz, e atende as necessidades do usuário. O sistema proporciona várias maneiras de encontrar o documento solicitado para que não ocorra erros.
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