sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Programa dedicado ao estudo de redes de relacionamento acadêmicas

O Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, criou um software dedicado ao estudo de redes de relacionamento no meio acadêmico.
O programa G Mine foi desenvolvido pelo professor José Fernando Rodrigues Júnior, do Departamento de Ciências de Computação do ICMC, na linguagem de programação de computadores C++. Rodrigues foi bolsista da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
O objetivo do software é analisar métricas de interação entre professores e pesquisadores, a partir dos artigos publicados. O aplicativo apresenta graficamente a interação entre os pesquisadores em diversos graus: universidades, institutos, laboratórios e também de docente para docente.
“O entrelace dessas redes é a autoria dos artigos científicos. Cada nó representa um autor e cada aresta representa uma relação de coautoria”, disse Rodrigues à Assessoria de Comunicação do ICMC.
De acordo com o professor, o surgimento das redes de relacionamentos na internet permitiu maior conexão entre os usuários na busca de informações. “Dessa forma deixou de ser necessário colocar uma informação em um local público (websites) para alguém ler. Agora temos um fluxo livre e direcionado de informações sociais, políticas ou ideológicas”, disse. O software também permite vários layouts de apresentação, como, por exemplo, destacar no centro da tela os autores mais ativos e, ao redor deles, autores menos ativos em raios cada vez maiores.
“Com isso, podemos saber por que esse usuário interage mais, quais são as técnicas usadas, quais são as potenciais colaborações, ou mesmo o que pode aumentar a colaboração do grupo”, apontou Rodrigues.
Fonte: Agência FAPESP 09/09/2011
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário