sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Análise do Portal Scielo (Adriana, Magda e Natália Leal)

O Scielo apresenta uma área de serviço personalizada ao usuário. O login é um passaporte para as redes BVS e SCIELO, pode-se definir a própria coleção do usuário, acessar documentos relacionados a perfis de seu interesse, notícias entre outros produtos e serviços de informação, podendo salvá-los no perfil.
Sua interface é de fácil interação, além do usuário poder modificar a base de dados. Através de uma rede social (Twitter) o internauta pode receber informações atualizadas, contando também com publicidade de eventos, notícias e links para o Portal Periódicos Capes, Biomed Central entre outros.
O site também possui dados estatísticos referentes à sua utilização, indicadores bibliométricos, um pequeno histórico sobre sua origem e conta com acesso por OAI e RSS.
-Áreas do conhecimento que são contempladas no site: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Geo Ciências; Linguística, Letras e Artes; Matemática outras e Química.
-Método de Pesquisa: Integrada; por palavra; proximidade léxica; google acadêmico. Pode ser também por periódicos (lista alfabética, lista por assunto e pesquisa de títulos), artigos (índice de autores, índice de assuntos e pesquisa de artigos) e relatórios (uso do site, citações de revistas, co-autoria).
-Simulação da Pesquisa: Base de dados Scielo Brasil.
A pesquisa foi realizada, através de uma busca por artigos da autora Bernadete Campello, foi recuperado um artigo completo, segue abaixo referência do mesmo:
Campello, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Dez 2003, vol.32, n.3, p. 28-37. ISSN 0100-1965.
O Scielo também oferece resumo em português e inglês, texto em PDF, artigo em XML, além de como citar, referenciar o artigo e enviá-lo por e-mail, conta também com uma ferramenta para postar o documento desejado em outras redes sociais, blogs e sites.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário