segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PPGCI UFBA(Denilson)

A UFBA (Universidade Federal da Bahia)  possui programa de pós graduação na área de ciência da informação. Este Programa de pós-graduação possui duas linhas de pesquisa: a primeira linha tem como assunto Políticas e Tecnologias da Informação, a segunda linha possui como tema Produção, circulação e mediação da informação.
A primeira linha citada trata-se de estudos teóricos e aplicados sobre a infra-estrutura e políticas de acesso e controle da informação, do documento e das tecnologias intelectuais. A segunda linha de pesquisa trata-se de estudos teóricos e aplicados sobre produção, disseminação, transferência, mediação e apreensão da informação em vários contextos.
O programa de pós graduação foi criado para atender a demanda da sociedade local, regional e nacional por formação de professores-pesquisadores na área, nos níveis de Mestrado e Doutorado, sua proposta pedagógica alia a necessidade de formação de pesquisadores de alto nível com a compreensão da contemporaneidade.
Sua biblioteca digital de teses e dissertações encontra-se fora do site da universidade, e possui somente dissertações pelo fato de ainda não possuir o curso de formação para doutorado. A biblioteca em questão chama-se ICI (Instituto da ciência e da informação) e este é o seu endereço eletrônico: Http://www.posici.ufba.br.
O método de pesquisa utilizado para ter o acesso a cinco dissertações foi a busca feita por assunto em uma ferramenta de pesquisa dentro da própria biblioteca virtual, do qual houve baixa relevância, me forçando a efetuar a busca por autoria, da qual também houve baixa relevância,indicando ser uma ferramenta pouco eficiente.
Dissertações defendidas:
FONSECA, Ângela Maria Freitas. Profissional bibliotecário: perfil selecionado pelos concursos públicos nacionais. 160f. Dissertação (Mestrado em Ciências da informação)- Instituto de Ciência da informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1819> Acesso em: 29 set de 2011.
COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. 238f. Dissertação (Mestrado em Ciências da informação)-Instituto de Ciência da informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2267>. Acesso em: 30 set de 2011.
MARQUES, Katia Cunha. O currículo Lattes e a política cientifica no Brasil: objetividade e subjetividade. 158f. Dissertação (Mestrado em Ciências da informação)- Instituto de Ciência da informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3376>. Acesso em: 29 de set. 2011.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário