sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fonte de informação jurídica: reflexões sobre o ambiente web

Pessoal a Francisca é aluna do 5º período do curso de biblioteconomia da UFC (Universidade Federal do Ceará) e seguidora frequente do nosso blog. Ela leu o post anterior sobre fontes de informação jurídica, deixou um comentário sobre o assunto e me disse que ela e alguns colegas estão escrevendo sobre fontes de informação jurídica. Assim, como estamos discutindo o mesmo assunto pedi a Francisca que falasse para os meus alunos um pouco sobre o artigo que elas estão escrevendo. Aí vai o texto dela: @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Olá Colegas, Como havia falado eu e duas colegas de sala estamos desenvolvendo um artigo sobre fonte de informação jurídica em ambiente web, como vocês estão estudando o assunto, achei interessante compartilhar um pouco do assunto com vocês. Vale ressaltar que ainda, estamos trabalhando no desenvolvimento doo artigo, e por isso ainda temos muitas reflexões a fazer. A informação jurídica é imprescindível e parte determinante para tomada de decisão no âmbito jurídico, as fontes de pesquisa da área jurídica são: Doutrina, Legislação e Jurisprudência. Com a inserção das tecnologias da informação e comunicação especialmente a internet, tem contribuído para as diversas formas de acesso e troca de informação em tempo ágil e cômodo. Desse modo a área do direito que tem como característica por ser de um rigor conservador, não ficou distante dessa realidade, pois o que se presencia são as várias fontes de informações disponíveis na web, a exemplo estão os sites jurídicos, sites de revistas jurídicas e as bases de dados, “que cada dia procuram facilitar a pesquisa, disponibilizando mais informações e de maneira mais simplificada” (RESENDE, 2004, p.173). Nessa perspectiva nossa proposta é fazer uma avaliação das fontes de informações jurídica na internet com ênfase em um site, para tanto utilizamos critérios para a confiabilidade e qualidade do conteúdo das informações disponíveis do site, de forma a favorecer tanto a usabilidade, como ser fonte fidedigna aos anseios informacionais dos usuários. Vale destacar para a necessidade de tais informações esteja organizadas de forma adequada, tendo em vista que informações em meio eletrônico por apresentarem uma rápida difusão tanto na criação como transferência, requer tratamento diferenciado, de forma a facilitar o acesso. As fontes de informação jurídicas disponíveis na web estão ligadas a instituições governamentais (senado, câmara e tribunais), através das bibliotecas digitais, para quem não conhece vale a pena conferir e simular pesquisa. O assunto é muito interessante e rende bastante discussão, espero ter compartilhado um pouco do assunto com vocês através desse pequeno texto.
Referência:
RESENDE, Ana Paula de. Pesquisa jurídica em fontes eletrônicas. In: PASSOS, Edilenice (org.).Informação Jurídica: Teoria e Prática. Brasília: Thesaurus, 2004.

Clique nos Links abaixo para fazer consultas:
Em Colaboração: Este post é uma colaboração da aluna de biblioteconomia da UFC,Francisca de Paula . Nossos agradecimentos pela contribuição desta minha aluna à distância!
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Combinado, para mim é uma satisfação em poder compartilhar esperiêcias,informação com outros colegas,isso se torna mais fácil quando se tem espaço como este que possibilita ir além da sala de aula.

    ResponderExcluir