quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP (Janaína, Nathane,Samira)

As fontes de informação jurídica estão presentes na lida diária da comunidade jurídica em geral, é de suma importância que os bibliotecários jurídicos realizem com precisão a organização e indexação dos livros, artigos de periódicos, pareceres jurídicos, atos normativos e decisões judiciais para a posterior recuperação dos seus usuários. Partindo do pressuposto que cada profissional da informação possui um modo particular de organização, buscou investigar os métodos e práticas de organização dos bibliotecários que atuam no GIDJ-SP (Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo). O GIDJ-SP possui o objetivo de reunir bibliotecários e documentalistas que tenham interesse na área de informação e documentação jurídica no estado de São Paulo, visando incentivar o intercâmbio de experiências; promover o entrosamento e a comunicação de seus membros; difundir notícias, programas e eventos de interesse da área; promover cursos,seminários e eventos; enfim, promover o desenvolvimento do profissional da informação. As fontes jurídicas são categorizadas em materiais e formais.As fontes materiais se fundamentam na origem e história do Direito, bem como na sociologia, ética, política e costume. Já as fontes formais são os meios pelos quais o Direito se apresenta: leis, regulamentos, decretos, jurisprudência, doutrina, tratados e outros. Cada fonte de informação jurídica possui caracteriscas que atendem a uma superestrutura particular, sendo indispensável que o bibliotecário tenha conhecimento da linguagem da área do Direito em que atua e, também, domine a estrutura textual dos conhecimentos jurídicos.
Referência
SILVA, Andréia Gonçalves;ROLIM,Maria Lúcia de Borba.Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDH/SP.CRB-8 Digital, São Paulo, n.2,set.2009.Disponível em:http://revista.crb8.org.br.Acesso em:23 out.2011.
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Caras autoras,

    Qdo comecei a ler o texto achei que vcs o tinham escrito, mas é apenas um resumo do texto da Andréia. É preciso deixar isso claro. Inclusive colocando entre aspas, o que for transcrito. Faltou a opinião de vcs.

    Abrços,
    Edilenice Passos

    ResponderExcluir