Fonte da imagem:Dutra,200 |
Mapa
conceitual é uma técnica ou recurso didático criado por Joseph Novak em 1972.
As definições sobre mapa conceitual vêm esclarecer suas aplicabilidades. Moreira
e Buchweitz (1987, p.10) dizem que são: “representações gráficas de uma
estrutura de conhecimento demonstrada hierarquicamente, apresentando forma e
representação condizentes com a maneira como os conceitos são relacionados,
diferenciados e organizados”.
Novak (1984, p.2) refere-se a duas
características básicas do mapa conceitual. Primeiro, os conceitos são
representados de forma hierárquica, com o conceito mais geral no início do mapa
e depois os mais específicos, arranjados hierarquicamente. A estrutura
hierárquica de um campo específico do conhecimento depende, também, do contexto
no qual o conhecimento é considerado. Além disso, os mapas conceituais
apresentam referências cruzadas que permitem verificar como é representada a
relação dos conceitos no domínio do conhecimento.
O mapa
conceitual, com sua característica gráfica, é um instrumento poderoso para permitir
a compreensão das relações entre os conceitos e do conhecimento no todo. Para
o cientista da informação, que lida com a análise de assunto para a
estruturação de uma certa área do conhecimento, o mapa conceitual pode
tornar-se um instrumento importante para ajudá-lo a entender e a lidar com
estruturas informacionais.
Parte deste
texto foi extraído do artigo de LIMA, 2004. Veja o texto na íntegra nas
referências abaixo:
Referências
DUTRA, Ítalo Modesto. Novas formas de
aprender, novas formas de avaliar: Mapas conceituais e uma proposta de
categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem.In: Novas formas de aprender: comunidades de
aprendizagem.Brasil. Ministério da Educação. BOLETIM 15, Agosto 2005, p.34-43. Disponível em: www2.ufmg.br/ead/content/download/9714/70591/file/NEVADO.pdf . Acessado em 20/09/2011
FORTE,
Luiza Tatiana et. al Mapas Conceituais: representação do Conhecimento. In:
Congresso online do Observatório para a Cibersociedade, 3. 20/11 –
03/12/2006.. Disponpivel em: http://www.cibersociedad.net/congres2006/gts/comunicacio.php?id=950&llengua=po
. Acessado em 20/02/2011
LIMA,
Gercina Ângela Borém. Mapa Conceitual como ferramenta para
organização
do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspect.
ciênc. inf., Belo Horizonte, v.9 n.2, p. 134-145, jul./dez. 2004.
disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/355/164.
acessado em: 20/01/2010.
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