segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mapas conceituais

Fonte da imagem:Dutra,200
Mapa conceitual é uma técnica ou recurso didático criado por Joseph Novak em 1972. As definições sobre mapa conceitual vêm esclarecer suas aplicabilidades. Moreira e Buchweitz (1987, p.10) dizem que são: “representações gráficas de uma estrutura de conhecimento demonstrada hierarquicamente, apresentando forma e representação condizentes com a maneira como os conceitos são relacionados, diferenciados e organizados”.
Novak (1984, p.2) refere-se a duas características básicas do mapa conceitual. Primeiro, os conceitos são representados de forma hierárquica, com o conceito mais geral no início do mapa e depois os mais específicos, arranjados hierarquicamente. A estrutura hierárquica de um campo específico do conhecimento depende, também, do contexto no qual o conhecimento é considerado. Além disso, os mapas conceituais apresentam referências cruzadas que permitem verificar como é representada a relação dos conceitos no domínio do conhecimento.
O mapa conceitual, com sua característica gráfica, é um instrumento poderoso para permitir a compreensão das relações entre os conceitos e do conhecimento no todo. Para o cientista da informação, que lida com a análise de assunto para a estruturação de uma certa área do conhecimento, o mapa conceitual pode tornar-se um instrumento importante para ajudá-lo a entender e a lidar com estruturas informacionais.
Parte deste texto foi extraído do artigo de LIMA, 2004. Veja o texto na íntegra nas referências abaixo:
Referências 
DUTRA,  Ítalo Modesto. Novas formas de aprender, novas formas de avaliar: Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem.In: Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem.Brasil. Ministério da Educação. BOLETIM 15, Agosto 2005, p.34-43. Disponível em: www2.ufmg.br/ead/content/download/9714/70591/file/NEVADO.pdf . Acessado em 20/09/2011
FORTE, Luiza Tatiana et. al Mapas Conceituais: representação do Conhecimento. In: Congresso online do Observatório para a Cibersociedade, 3. 20/11 – 03/12/2006.. Disponpivel em: http://www.cibersociedad.net/congres2006/gts/comunicacio.php?id=950&llengua=po . Acessado em 20/02/2011
LIMA, Gercina Ângela Borém. Mapa Conceitual como ferramenta para
organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.9 n.2, p. 134-145, jul./dez. 2004. disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/355/164. acessado em: 20/01/2010.
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