terça-feira, 4 de outubro de 2011

Museu Virtual ( Michelly, Daiane, Priscila, Talita e Sirlene )

Museu virtual, conhecido também como museu online,museu eletrônico, museu digital, ou museu na web, é um espaço de mediação e de relação do patrimônio com os seus usuários através da internet.
É através da tecnologia de museus virtuais, associada a redes de computadores que é possível visitar um museu á distância, privilegiando a comunicação e possibilitar o conhecimento e a visita a determinado patrimônio.Nesse sentido, os museus virtuais são aqueles que trabalham o patrimônio por meio de ações museológicas, facilitando aos usuários conhecê-los sem sair de casa, fazendo uma visita virtual. Conheça-os no site da Era Virtual. você vai poder conhecer diversos museus com o clique do mouse.

Assista ao vídeo para ver a apresentação do grupo e deixe o seu comentário!

Trabalho elaborado e apresentado por: Michelly Cunha, Talita Alves, Daiane Fátima, Sirlene Rodrigues e Priscila Angeli.



Referências:
((•)) Ouça este post

15 comentários:

  1. Meninas, professora Célia Dias, nosso muito obrigado pela divulgação do nosso trabalho.

    Ass: Toda equipe Era Virtual.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo que as meninas fizeram ficou ótimo, muito bem elaborado e objetivo. Adorei o museu virtual que elas mostraram "Casa de Cora Coralina".

    ResponderExcluir
  3. ' Dani, adoramos o site, ótima referência. Camila, adoramos, mto fofa ela, neh? rs
    Agradecemos pelos elogios e esperamos despertar o interesse de mtos em conhecer os museus virtuais !

    ResponderExcluir
  4. Meninas, que sucesso heim! vi o recado da Dani. Obrigada Dani, queremos divulgar sim o trabalho para os meus alunos, depois que o Fontes consiga levar as informações sobre estas casas de cultura para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de visitar pessoalmente um museu. Que uma visita virtual desperte o interesse por uma visita ao museu. E, para vocês meninas espero que recebam muitas perguntas no debate e respondam uma a uma.

    ResponderExcluir
  5. Ficamos lisongeadas pelos elogios do nosso trabalho, a intenção era essa mesmo, demonstrar a divulgação de museus a virtuais á pessoas impossibilitadas de ir a um museu propriamente dizendo 'físico', fazendo um 'tour' diretamente de dentro dos museus, explicando cada detalhe! Gostamos muito de trabalhar neste tema, muito interessante .

    :)

    ResponderExcluir
  6. Meninas, parabéns pelo belo trabalho feito,a apresentação foi bem clara e objetiva.
    Navegando pelo site Era Virtual, percebi que há vários museus,inclusive de Minas Gerais, portanto houve um motivo específico que fizeram-nas escolherem o museu "Casa Cora Coralina" para ressaltar a apresentação?

    ResponderExcluir
  7. Como minhas colegas de grupo disseram, muito obrigada pelos elogios, espero que todos os alunos tenham gostado, e que despertem a curiosidade de todos em visitar e conhecer virtualmente os museus nacionais e também os internacionais.

    :)

    ResponderExcluir
  8. ' Na verdade o motivo pelo qual escolhemos o museu 'Casa Cora Coralina', foi pela simplicidade da poetisa, o jeitinho humilde da sua casa,e o encantamento da sua história. Vale a pena conferir!!

    ResponderExcluir
  9. Além da criação de sites, como os museus virtuais utilizam a internet para a popularização museológica?

    ResponderExcluir
  10. Os museus virtuais encontram tantas dificuldades quanto os outros museus? Quais são elas?

    ResponderExcluir
  11. Respondendo á pergunta da Luana Avelar!!

    Olha Luana muitas das vezes os museus virtuais debatem-se com dificuldades sim, pois muitas pessoas ainda não possuem a tecnologia necessária( computador; internet..) para estar acessando os links dos museus ou muita das vezes não conseguem acessar por falta de informação ou mesmo falta de conhecimento tecnológico.

    ResponderExcluir
  12. Respondendo a pergunta da Camila Izabela!!

    Através desses sites os museus introduzem questões relativas a tecnologia da comunicação e da informação, transformando o ambiente social, enfatizando a importância da internet para a sociedade e sua influência no campo dos museus.

    ResponderExcluir
  13. ' com certeza o tipo de dificuldades que eles encontram é a falta de acesso dos usuários, existem ainda muitas pessoas que não possuem o acesso as informações virtuais.

    ResponderExcluir
  14. ' o acesso virtual é um disseminaçao mais ampla das informaçoes, além de possibilitar a visita, ele é um gerador de informaçoes de varias categorias, ao mesmo tempo que é oferecida as informações dos museus é também uma forma de melhorar as habilidades ao acesso a internet.

    ResponderExcluir
  15. O vídeo foi otimo e bem estruturado e as imagens são nitidas! Parabéns meninas principalmente pela escolha do museu apresentado.

    ResponderExcluir