sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Museu de Ciências Naturais ( Lorena J. Mello, Camila, Luana, Karla)

Museus de história natural e ciências naturais são destinados a exibição de temas relacionados com a biologia, biologia, geologia, botânica, zoologia, paleontologia e ecologia. Seus principais objetos de estudo são espécimes botânicos (plantas e algas), entomologia, herpetologia, mastozoologia, fosseis de animais, plantas e humanos, dentre outros. Um museu de ciências naturais tem o intuito de alinhar o desenvolvimento científico e a sociedade, buscando a desmistificação do pensamento de que a ciência é algo complicado. O Brasil possui um dos mais antigos museus de ciências do mundo, o Museu Nacional. Criado por D. João VI a seis de junho de 1818, com a denominação de Museu Real, dava continuidade à Casa de História Natural apelidada entre a população de "Casa dos Pássaros", criada pelo 12º vice-rei do Brasil, Luiz de Vasconcelos e Souza, e abandonada pelo seu sucessor. Seu acervo básico era composto por uma coleção de mineralogia, acrescentando-se mais tarde uma coleção de zoologia. Hoje, o Museu Nacional faz parte da estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui vínculo com o Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. No próximo post, citaremos alguns exemplos de Museus de História e Ciências Naturais com algumas informações básicas, no intuito de estimular interesse dos usuários pelo tema, incentivando-os a uma visita nos sites disponíveis.

Clique no vídeo alo lado para mais informações.
REFERÊNCIAS:
LADEIRA, Leonardo. Museu Nacional: Memórias do primeiro museu brasileiro. Coluna Patrimônio Histórico, 22 ago. 2010. Disponível em: http://www.rioecultura.com.br/coluna_patrimonio/coluna_patrimonio.asp?patrim_cod=31. Acesso em: 17 set. 2011
DELICADO, Ana. Para que servem os museus científicos? Funções e finalidades dos espaços de musealização da ciência. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/AnaDelicado.pdf.Acesso em: 17 set. 2011.
((•)) Ouça este post

13 comentários:

  1. Meninas,não tive a oportunidade de ver apresentação de vocês infelizmente, porem tenho certeza que foi tamanho sucesso, até mesmo pelo que acabei de ler do post. E resaltando que como não tive oportunidade de ver a presentação, queria que vocês me falasse a opiniao de você sobre o tema apresentado, tais como o que conseguiram tirar desta pesquisa, talvez uma curiosidade que apareceu.. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ei Ana Carla, espero revê-la em breve em sala de aula. Bom retorno! Enquanto isto vai navegando pelo blog e vendo as novidades!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ei Celiaa, essa semana já estou de volta, já andei navegando por aqui, e tentando me atualizar.

    ResponderExcluir
  5. Meninas, de verdade, gostei das apresentação de vocês, até mesmo porque também falaram sobre o museu da PUC Minas, que meu grupo também citou. Queria saber, qual o museu de Ciencias Naturais, tirando o Museu Nacional, qual é o mais antigo no Brasil, e qual dos museus citados apresenta o maior acervo.
    Obrigada'

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Ana!
    Particularmente, os museus que abordam as ciências com acervo voltado a espécies botânicas, fósseis,entomologia,entre outros, sempre me chamaram atenção.
    Fazer o trabalho sobre essa tipologia de museu, só aumentou mais meu interesse.
    A informação de que o Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do país, foi, sem dúvida, de grande valia.

    ResponderExcluir
  7. Kauara, a instituição mais antiga,de fato, com a temática voltada à Ciências Naturais, seria a Casa de História Natural, popularmente conhecida como Casa dos Pássaros, que originou o Museu Real, hoje sob a denominação de Museu Nacional. Além do Museu Nacional, acredito que o Museu Paraense Emílio Goeldi é um dos mais antigos, criado oficialmente em 1871.

    ResponderExcluir
  8. Não encontrei informações exatas em relação ao tamanho do acervo, que permitam fazer uma comparação. O que posso informar é que o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica/RS tem um acervo constituído por mais de 432 mil exemplares de animais e plantas e o Museu de Ciências Naturais/PUC-MG tem uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul.

    ResponderExcluir
  9. Gente, o trabalho ficou muito bom e como o nosso a também falamos do museu da PUC, que eu achei muito legal!! adorei beijos beijoss

    ResponderExcluir
  10. Gente, fiquei com uma duvida: quais são os beneficios que o museu de ciencias naturais pode vir a oferecer às cidades em que se encontram? No mais adorei o trabalho de vocês, Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Beneficia ao ensinar ciência à sociedade, promover a cultura científica, desmistificar a ideia de que é o entendimento da ciência é técnico, restrito, e ainda mesmo, estimular a escolha pela carreira científica. Enfim, um museu de ciências naturais, como descrito na apresentação do trabalho, permite que a sociedade caminhe com o desenvolvimento científico.

    ResponderExcluir
  12. Muito bem Camila, boa resposta.É isto, mesmo os museus de ciências têm um papel muito importante de mostrar á comunidade que a ciência faz parte das nossas vidas e não é algo tão distante como muitas pessoas acham. De mostrar como o desenvolvimento da ciência e a pesquisa científica são importantes para criação de soluções que podem melhorar o nosso dia-a-dia!!

    ResponderExcluir