Para nos ajudar nas discussões sobre o tema Informação Jurídica ganhamos uma colaboradora que fala do assunto com muita propriedade: Edilenice Passos que, trabalha na Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal. No primeiro post eu já tinha citado o nome dela nas fontes consultadas, fazendo uma referência aos trabalhos que ela publicou. No post "LexML - Fonte de informação jurídica" ela deixou um comentário, dizendo que também gostaria de participar das discussões e pedindo para se tornar seguidora do Fontes. Fiz um contato agradecendo a visita ao blog, o comentário e a participação dela. Desde então, não deixamos de trocar mensagens. Pedi a ela que fizesse uma apresentação a vocês e recebi a seguinte mensagem:
"Meu nome é Edilenice Passos, sou Mestre em Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalho na Secretaria de Informação e Documentação (SIDOC), do Senado Federal. Criei e mantenho a lista de discussões Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos. Sou editora do site Infolegis, www.infolegis.com.br, totalmente dedicado à informação jurídica. Já escrevi livros e artigos de periódicos sobre informação jurídica."
A Edilenice é uma especialista em informação jurídica, em nossas conversas deixou bem claro que gosta do que faz e quer compartilhar seus conhecimentos. Tenho certeza que estes contatos vão nos permitir a oportunidade do encontro com o mercado, isto é de conhecer a experiência do profissional em plena atuação e de aprender com a experiência dela. Ela já começou a sua colaboração deixando um comentário no post de cada grupo. Já combinamos e ela preparou um post relacionado ao tema e, que vai ser publicado em breve. Vale a pena vocês acessarem o post, ver o comentário dela, refletir e revisar o seu texto. Vamos aproveitar para beber desta fonte de conhecimento e de experiência. Seja bem vinda Edilenice e, use o Fontes para compartilhar as suas experiências com os alunos de biblioteconomia e todos que tenham interesse pelo assunto. Agradeço em meu nome e em nome dos meus alunos! Célia
((•)) Ouça este post
Muito importante para nosso aprendizado termos uma profissional competente na área jurídica colaborando com o Fontes.
ResponderExcluirQual a possibilidade de alunos do UNIFOR fazerem um estágio no SIDOC?
Aí está Edilenice! isto é possível?
ResponderExcluirSeja muito bem vinda Edilenice Passos! É de grande valia termos profissionais qualificados que participem do nosso blog. Contamos com a sua ajuda e experiência para aprimorar nosso conhecimentos!
ResponderExcluirAtt. Laís Gomes
Como é de grande importância ter uma profissional desta magnitude para nos orientar,auxiliar e amenizar os nossos anseios nesta área.Seja bem-vinda a este espaço, pois a certeza é que só tem a acrescentar os nossos conhecimentos.
ResponderExcluirRosalinda
Magda,
ResponderExcluirEu agradeço a recepção. Gosto muito da área de informação jurídica e gosto de quem gosta tb :-).
O pouco que eu sei, gosto de dividir. Por isso, criei meu site, a lista de discussão e escrevo os livros e artigos. Acho a troca de experiência muito salutar.
Me coloco à dispoisção para tentar responder o que quiserem perguntar. Se eu não souber, vou atrás de quem saiba.
Quanto ao estágio, é preciso fazer um cadastro no site do Senado, em www.senado.gov.br/estagio. Mas acredito que apenas alunos das instituições que o Senado mantém convênio, e isso se resume às instituições do DF.
O estágio gera, de acordo com a legislação vigente, algumas obrigações para aquele que oferece a oportunidade, o aluno precisa ser supervisionado por profissional da área, precisa de ter seguro de vida, entre outras obrigações.
Abraços,
E.