sábado, 8 de outubro de 2011

1001 maneiras de perguntar

A internet tem hoje mais de 1 trilhão de sites. Como encontrar uma agulha nesse palheiro de informações digitais sem as ferramentas de busca? Assim começa uma matéria da Revista Veja, que ressalta a importância dos mecanismos de busca que o Google disponibiliza, só em 2010 fez mais de 500 mudanças que são imperceptíveis para o usuário. Entre as novidades estão filtros que permitem procurar uma notícia por data de publicação e a busca que substitui palavras por imagens. Alguns recursos úteis do site:
Usar aspas: serve para restringir a busca a sites em que a frase ou expressão apareça exatamente como descrita entre as aspas
Excluir palavras: quando uma palavra é precedida pelo sinal de menos ( - ), o buscador seleciona apenas os resultados em que o termo não aparece. Isso retira a maioria dos links com assuntos homônimos, por exemplo uma pesquisa sobre o navegador português Vasco da Gama digite Vasco Gama - futebol, dessa forma, o time carioca sai da pesquisa, tornando-a menos poluída.

Quem quizer saber mais dicas, a matéria está na Revista Veja do dia 14 de setembro de 2011, fico devendo a referência correta mas não tenho o exemplar em mãos.
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Ola Célia, coloquei uma imagem do símbolo do Google e não ficou gravado, por favor pode inserir outra imagem.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essas dicas Magda, mas uma maneira nos foi apresentada para refinar nossa busca de informações em meio a infinidade, que nos é proporcionada na internet.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dicas de busca Magda, vai facilitar a busca de informações.

    ResponderExcluir