segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, será um dos participantes convidados da segunda mesa de discussões do ciclo de debates “A legislação de patentes e o futuro da inovação tecnológica no Brasil”, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados.
Fonte da imagem: http://projetoterra7d.blogspot.
Sob o tema “O Olhar dos Produtores de Pesquisa e Desenvolvimento”, o encontro terá o físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como moderador.
Aberto ao público geral, o objetivo do debate é analisar as causas relacionadas ao baixo índice de conversão da pesquisa em propriedade intelectual, assim como discutir meios para reduzir o tempo de tramitação de processos para a concessão de patentes, mecanismos que estimulem a indústria nacional a aproveitar melhor o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. O debate agregará também discussões sobre a proteção à produção intelectual em setores como a biotecnologia, cujos ativos científicos, segundo a Câmara, são livremente apropriados pelo mercado.O ciclo, iniciado em 17 de agosto deste ano em Brasília, é composto por quatro mesas de discussões, sendo as duas próximas a serem realizadas nos dias 27 de outubro, no Rio de Janeiro, e 7 de novembro, em São Paulo. No primeiro encontro, o objetivo foi analisar o descompasso entre a produção de conhecimento no Brasil e a quantidade de patentes depositadas (673 entre 1990 e 2007). A mesa “O Olhar dos Produtores de Pesquisa e Desenvolvimento” ocorrerá a partir das 14h30, no Auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp, localizado na Praça das Bandeiras, n°45, Quadra 2, Prédio 1, Cidade Universitária, Campinas (SP).
Mais informações e inscrições: www2.camara.gov.br/a-camara/altosestudos/temas/inovacao-propriedade-intelectual-e-patentes/apresentacao-do-ciclo-de-debates

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário