segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fonte de informação jurídica

A informação jurídica pode ser definida como  “qualquer dado ou fato, extraído de toda e qualquer forma de conhecimento da área jurídica, obtido por todo e qualquer meio disponibilizado e que pode ser usado, transferido ou comunicado sem a preocupação de estar integrado a um contexto. É um dado ou qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. (ALONSO, 1998 apud PASSOS, 2004, p. 175.)
Para  discutir sobre as fontes de informação jurídicas recomendamos a seguir alguns títulos interessantes que tratam do universo da informação e documentação jurídica. Sousa (2009) no editorial da revista CRB-8 Digital que apresenta o universo da informação e documentação jurídica apresenta os textos que mostram os aspectos do cenário da atuação do bibliotecário na área jurídica. Contribui para observar as transformações que ocorrem relacionados aos clientes, produtos e serviços. Destacam também as questões das políticas de gestão dos sistemas de informação e os recursos necessários para sua própria manutenção e consistência. Este número contém artigos que tratam de  informações jurídicas aplicadas a  Órgãos governamentais, Escritórios de advocacia, Avaliação de publicações eletrônicas, pesquisa realizada com os integrantes do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo e o mercado de trabalho na área da Informação e Documentação Jurídica. Um deles contempla uma diversidade de fontes de informação muito grande. Acesse a revista CRB8 e leia os artigos sobre o tema.
A publicação  Informação jurídica: Guia de fontes virtuais da Edilenice Passos,  contém uma relação de fontes de informação disponíveis na internet tais como: Constituição Federal, Constituição Estrangeira, Constituição Estadual/Distrital, Legislação do Império, Legislação Federal de Hierarquia Superior, Legislação Federal de Hierarquia Inferior, Legislação Brasileira Traduzida, Legislação Estadual/Distrital, Legislação Estrangeira e Legislação Internacional, Tratados dos Quais o Brasil é Signatário, Jurisprudência, Doutrina. Complemente este post com outras publicações sobre fontes de informação jurídica. 
Tarefa para a turma fazer no dia 26/10 e publicar até o dia 27/10: Para discutirmos sobre o assunto cada trio vai localizar um artigo sobre o tema e que esclareça sobre as fontes jurídicas, tipologia e explicações sobre estas fontes. Fazer uma síntese do trabalho mostrando as ideias principais do autor no texto  para publicar no blog, dando uma visão geral sobre o trabalho e discutir em sala de aula. Cuidado para não ser sintético demais ao omitir as informações mais importantes. Não esqueça a referência completa do artigo. Atenção que no site da Edilenice Passos, bibliotecária da Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal tem uma bibliografia sobre o assunto, que pode ser acessada em http://www.infolegis.com.br/Infojuridica-bibliografia.htm.  Fiquem atentos, pois vamos fazer o círculo de comentários para cada post. Em outro post publico quem vai comentar o trabalho de quem.

Referências

PASSOS, Edilenice.  Informação jurídica: Guia de fontes virtuais. Brasília: Infolegis, 2008. Disponível em: www.infolegis.com.br/guia-fontes-informacao-juridica.pdf.
PASSOS, Edilenice.Mapeamento da produção intelectual brasileira sobre informação jurídica. Brasília,  2006. 27p. Disponível em: http://www.infolegis.com.br/infojur-bibliog-tipo-material.pdf.
ROCHA, Lucylene Valério.  Análise da busca, uso e avaliação dos serviços da biblioteca pelos assessores de ministros do Supremo Tribunal Federal em relação as suas necessidades de informação jurídica. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/8041/1/2011_LucyleneValerioRocha.pdf. Acessado em 29/09/2011
Sobre este tema VER TAMBÉM os post : LexML - Fonte de informação jurídica  e Fonte de informação jurídica: reflexões sobre o ambiente web
((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Muito interessante sabermos pesquisar sobre informação jurídica, pois, é uma das áreas que se pagam melhor para o bibliotecário.
    E estamos trabalhando com a Prof. Syrlei sobre indexação de documentos jurídicos.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as fontes de informação jurídica, não sabia da existência da revista digital CRB8,e ela vai nós auxiliar na disseminação das informações da área jurídica.

    ResponderExcluir
  3. olá
    preciso saber mais especificamente sobre documentos jurídicos.

    ResponderExcluir
  4. o que vc precisa saber? mas, vc precisa dizer a sua dúvida. quem sabe podemos te ajudar!Como é o seu nome mesmo?

    ResponderExcluir