segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Visita a Inhotim


Nosso grupo em Inhotim(foto do Felipe Carlos)
No dia 22 de novembro passamos o dia no Museu Inhotim com as turmas do 2º e 4º período, juntamente com os professores Clésio ( nosso guia), Margarita (coordenadora do curso) e eu (Célia). A visita a um museu provoca em cada um dos visitantes uma quantidade imensa de sensações. É difícil sair de uma visita destas igual ou parecido com o modo como você chegou lá. Algumas destas sensações, conseguimos descrever e outras ficam conosco tentando nos fazer entender o significado de cada objeto, dos espaços , das reações que tivemos e que vimos no outro, diante de cada exposição. Como descrever os sentimentos que experienciamos nesta visita? Em primeiro lugar uma reverência ao espaço, gigante nas dimensões (de 100 hectares), na vegetação, na harmonia paisagística, nas cores das árvores, das folhas, das flores, das plantas, na parceira entre a mão do homem e da mãe natureza. Uma reverência ainda às manifestações artísticas de toda natureza (Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações), nas diversas instalações de cada galeria que explodem em formas, significado, cores e provocações. A cada visita do percurso que fizemos a partir do olhar do prof. Clésio era possível escutar alguns alunos perguntando: o que será que o artista quis  dizer com isto? Não existe uma resposta certa, mas uma tempestade de idéias e de olhares. Aos alunos que não tiveram a oportunidade de participar conosco desta visita, podemos dividir com eles a nossa experiência participar, usando as palavras que não sei se serão suficientes para dar a dimensão da visita que fizemos.Outra opção recomendada é que eles façam a visita para entender melhor o que às vezes, mesmo nos esforçando não conseguimos ser fiel a descrição do Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico ou apenas Inhotim! Foi um dia de muito aprendizado e, por isto minha reverência ao prof. Clésio nosso guia, que tão generosamente compartilhou conosco seu conhecimento e sua companhia, à profª Margarita e a cada um dos alunos que lá estava e, que experimentou junto comigo cada momento da visita, todos reunidos na hora do lanche, em todas as galerias que visitamos, na deliciosa Galeria Cosmococa (aquela do pula-pula, quando momentaneamente viramos crianças, a da piscina lembram?) cuja visita era deliberadamente livre e acredito propositadamente sem sapatos. Obrigada! Para resumir fiquei pensando qual a palavra seria a mais aplicável para nomear a experiência vivida? Pra mim eu diria: Impressionante e quero voltar. E você como se sentiu? Conte aqui (nos Comentários) o que você achou da visita. Se você quizer contar em forma de post um relato sobre a visita e compartilhar conosco uma das suas fotos, faça isto. Vamos gostar muito!
((•)) Ouça este post

7 comentários:

  1. Foi um dia espetacular, cada galeria visitada me despertou sensações diferentes. As fotos da primeira galeria me deixaram horrorizada, como o homem destrói, vandaliza a si mesmo, tive pesadelos à noite(rsrsrs). Com certeza voltei diferente de lá, mais observadora dos pequenos detalhes da minha vida.
    Não posso deixar de comentar da galera que estava muito animada.Foi bom viajar com vocês.

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi um dia maravilhoso além da qualidade que foi viajar a um museu de arte contemporâneo, com a ilustre presença de nosso querido professor Clésio e esta grande professora que é a Célia, que são sem soma de dúvidas são experts no assunto. O museu é de rara beleza e muitas obras realmente nos impressionaram e muitas outras nos fizeram refletir sobre a essência humana em meio à natureza. Realmente foi muito bom viajar com a galera que estava muito animada, não podia ser diferente né, afinal o curso de Biblioteconomia tem fama de o mais animado da Unifor. Já estou ansioso para a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Se existe uma palavra para expressar a beleza e qualidade de Inhotim é INCRÍVEL, em dimensões, beleza e cultura. A Galeria que mais me impressionou foi a Sons da Terra, dava pra meditar naquele lugar. E não poderia deixar de falar sobre a Biblioteca que lugar para se trabalhar com vista para o lago e o jardim. Especialmente lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. A visita ao museu foi maravilhosa, o lugar é indescritível, as galerias sempre surpreendendo a todos. Espero voltar lá mais vezes, para rever, reviver e conhecer mais sobre a arte...

    ResponderExcluir
  5. O Inhotim é pra ir diversas vezes e se surpreender em todas elas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Queria muito ter ido, fiquei sabendo que lá é incrível. Espero que tenha uma proxima vez.

    ResponderExcluir