quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Museu das Artes(Patrícia, Gilson, Marlene,

MASP
Os primeiros museus surgiram através de doações de colecionadores particulares movidos pela paixão de colecionar objetos e ver através deles o significado de cada passo da humanidade. Esse primeiro passo dado pelos colecionadores se tornou tão importante para o Museu das Artes que esta paixão de colecionar foi além das gerações para alavancar grandes museus e expor em seus acervos grandes obras de artistas famosos como Leonardo da Vinci, Alexandro de Antioquia e outros.

Museu de Inhotim
 Verifica-se que não há unanimidade em se definir objetos ou produtos conceituais como sendo obra de arte – OA. Em dados momentos, Arte é aquilo que se fez expor em um museu e, a partir disso, institucionalizada. Em outros é o artista quem confere à sua própria obra o estatuto de OA. Também o público de âmbitos diferentes do museu de arte, ou diretamente ligados a este confere à obra tal estatuto. Muitas vezes, as instituições deputadas para a seleção, a conservação e a disseminação do que se define como Arte de maneira tão multíplice – os museus de arte – utilizam critérios variados para a institucionalização de acervos que, em outros âmbitos, não são considerados artísticos. Apesar da percepção acima, sabe-se que adentrar os conceitos de Arte e/ou OA não é uma tarefa fácil. Os diversos aspectos e as discussões que giram em torno deste assunto são variados e em alguns casos não há como desconsiderá-los. Há divergências entres as diversas vertentes no que se define por Arte. (RODRIGUES & CRIPPA, 2009).
Podemos citar como exemplo de museus da artes o Museu do Prado em Madri e o do Louvre em Paris, um dos maiores  e mais famoso museu do mundo. No Brasil temos o Masp (Museu de Artes de São Paulo) como destaque, pela importância do seu acervo, em Minas Gerais encontra-se o Museu de Inhotim com a característica de oferecer um grande conjunto de obras de arte a céu aberto, com um paisagismo de rara beleza."Museus de Artes, a arte resgatando a memoria de um povo." 
Referências 

RODRIGUES, Bruno César; CRIPPA Giulia. A ciência da informação e suas relações com arte e museu de arte. Biblionline, João Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009
((•)) Ouça este post

13 comentários:

  1. 'Quero parabenizar o grupo, pela iniciativa do convite ao Prof Clésio, ficou muito bom !
    Gostaria de saber o que levou a essa iniciativa do convite ao professor ??

    ResponderExcluir
  2. " Parabéns pela apresentação do trabalho de vocês e principalmente pela ilustre presença do Professor Clésio".
    De acordo com a síntese porque existem divergências quanto a definição de arte nos museus?

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a ideia do convite ao profesor Clesio, pois foi muito gratificante a palestra que ele deu trazendo para turma a oportunidade de enriquecer o conhecimento sobre Museu.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a vocês pelo desempenho do trabalho, e pela idéia de levar o professor Clésio para a apresentação, foi de uma ótima importância para enaltecer o trabalho de vocês. Bom o museu MASP (Museu de Artes de São Paulo) é considerado o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul,por ser um museu rico e vasto em seu acervo, e possui um diferencial o de proporcionar certas atividades ao público que o visita,poderia explicar melhor qual a 'intenção' dessas atividades feitas no museu?

    Obrigada .

    ResponderExcluir
  5. Ouvir o professor Clésio falando sobre museus de arte ajudou muito na compreensão do tema, a "palestra" dele foi ótima!

    ResponderExcluir
  6. Michelly,
    Por ele ser um prof. da História da Arte, nos dispertou o interesse em seu conhecimento, levando para nós sua sabedoria em todos os aspectos da ARTE, ressaltado assim o Museu das Artes.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do trabalho de vocês! Como vocês relataram o Museu do Louvre é um dos maiores e mais famosos museu do mundo.Gostaria de saber quais são as obras de arte famosas que fazem parte do acervo desse museu?

    ResponderExcluir
  8. Talita,
    A ideia do museu é proporcionar interatividade junto a seu público não ficado este restrito apenas a expor suas obras e com esta interatividade o próprio museu estará divulgando seu markenting e fazendo com que outras pessoas se interessem pelas visitas

    ResponderExcluir
  9. Priscila,
    São duas esculturas de Michelangelo denominadas Les Esclaves (os Escravos) fazem parte da lista das principais obras do museu do Louvre.Um dos escravos se chama Le Captif e o outro foi denominado Esclave Mourant. Estas duas esculturas chamam atenção pela contradição dos sentimentos que elas exprimem: de um lado a rebelião, e de outro, a aceitação, a entrega.

    ResponderExcluir
  10. Que informação boa! quem deu esta resposta?

    ResponderExcluir
  11. Daiane;
    Porque Não existe uma definição precisa para o conceito de arte, ele varia de acordo com a época e também de acordo com o contexto.De um modo geral, podemos definir arte como sendo o trabalho de se produzir beleza e entretenimento para tornar a vida das pessoas mais ricas. Há controvérsias como separar clássico/moderno, moderno/contemporâneo, moderno/pós-moderno. Divergências à parte, EX.observa-se , “nem toda a arte do período moderno é moderna” as novas tecnologias fazem do artista um intelectual apartado da produção. Com a chegada da industrialização, esse sistema entra em crise,outro ex . "e a arte moderna é a própria história dessa crise".

    ResponderExcluir
  12. Achei o trabalho mais bem detalhado de todos, um trabalho amplo que abrageu bem ao tema apresentado. E a maravilhosa ideia do convite do professor Clésio para finalização do trabalho apresentado.

    ResponderExcluir
  13. Sirlene Rodrigues disse...Parabéns pelo trabalho de voces,pos trouse muita informações sobre museu da Arte e outros.E também pela maravilhosa presença do Clésio.Por que Iotín é considerado a bandeira verde para museus?

    ResponderExcluir