domingo, 6 de março de 2011

O processo de Referência de Grogan

O processo de referência, adaptado de Grogan (2001) por Célia
 Para fechar nossa discussão sobre o processo de referência achei interessante as etapas apresentadas por Grogan (2001). Para ficar mais claro fiz um diagrama, representado ao lado por um mapa conceitual e que apresenta os 8 passos deste processo. Abaixo segue um texto extraído da dissertação  de (SILVA,2006) e que explica cada uma das etapas:
Para Grogan(2001) o problema é o processo que se inicia com uma questão que atrai a atenção do usuário. A fonte do problema pode ser externa, quando decorre do contexto social do indivíduo, e interna quando tem origem psicológica (surgida da mente da pessoa). A pergunta de referência refere-se a uma das ações do bibliotecário para a obtenção da informação, necessária para o fornecimento da resposta. Na questão inicial, Grogan (2001) afirma que os seres humanos obtêm conhecimentos fazendo perguntas que devem ser descritas com palavras. Para Taylor (1968), a negociação da questão, entre bibliotecário e usuário, é uma das tarefas mais difíceis, porque o leitor precisa explicar não aquilo que sabe, mas o que muitas vezes desconhece. O próximo passo são as estratégias de busca que consistem, segundo Grogan (2001), em duas decisões: a primeira é como o acervo será consultado. A análise da questão deve identificar os conceitos e suas relações traduzindo-as para um enunciado de busca apropriado à linguagem documentária; a segunda consiste em saber quais documentos serão consultados e em que ordem, escolhendo entre os vários caminhos a seguir. Após a estratégia de busca, vem o processo de busca no acervo, geralmente realizado pelo bibliotecário. A etapa que se segue à localização da informação, segundo Grogan (2001), talvez seja a fase mais importante de todo o processo de busca, principalmente quando o bibliotecário está atendendo a um usuário que tem somente uma vaga noção do que precisa. O sétimo passo é a resposta. Nesta etapa, o bibliotecário tem o resultado da busca. Se esta tiver sido executada de forma correta, o resultado coincidirá com a solução do problema. A resposta é a etapa final do processo de referência e, só será finalizada se o problema for resolvido. Para Grogan (2001), a resposta é uma solução quando não há dúvida alguma na mente do bibliotecário quanto à sua adequação para o usuário. Desta forma, é necessária a elucidação do problema para que a solução seja completa. Por isso, o bibliotecário e o usuário devem aprovar o resultado da pesquisa de comum acordo. Caso não haja acordo, o processo de referência terá que ser reiniciado.


Este texto foi extraido de:
SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da. O perfil do bibliotecário de referência das bibliotecas universitárias do Estado de Santa Catarina. 2006.115f. Dissertação (Mestrado  em Ciência da Informação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, florianópolis. 
Este tabalho na íntegra está Disponível em: www.cin.ufsc.br/pgcin/ChirleySilva.pdf. Acessado em 20/01/11
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário