quinta-feira, 24 de março de 2011

Bibliotecários em ação: compartilhando experiências(2)

Este post é para contar sobre a trajetória profissional  de uma bibliotecária experiente, criativa e que gosta do que faz. Aqui vai o depoimento de Maria de Fátima  Zazá, boa leitura!
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
Uma colega pede para contar minha experiência profissional para seu blog. Confesso que tenho dificuldade em falar sobre minha trajetória e decido começar do ponto onde estava na fila da inscrição para o vestibular da UFMG com uma grande amiga e ali recebemos um folheto informativo dos cursos oferecidos por esta instituição. E, naquele momento, decidimos fazer a inscrição para o curso de Biblioteconomia. Por que, justamente, este curso? Tínhamos o sonho de entrar para a Universidade e este parecia o caminho mais curto e fácil, curso pouco concorrido e que nos colocaria rapidamente no mercado de trabalho.
Enfim, conseguimos entrar. Na faculdade, tudo era completamente novo, mas bem diferente das escolas até então freqüentadas. Primeiro porque era uma ciência completamente desconhecida e, em segundo lugar, porque era pura teoria. Decidimos correr atrás da prática, através dos estágios, que valorizava este tipo de mão de obra, por ser escassa, diante da oferta do mercado e, ainda, oferecia remuneração. Este foi o ponto fundamental para a compreensão dos conteúdos da escola e o início da escalada profissional.
Depois da formatura o primeiro emprego, com ele a insegurança e a euforia. Após, as propostas de trabalho e a decisão da mudança e deixar para trás tudo o que foi construído. Nesta troca, tive a maior escola que alguém poderia desejar, nesta nova empresa aprendi muito do que sei e pude entender mais sobre a profissão, como aplicar as técnicas aprendidas, adaptá-las à realidade e como disponibilizá-las de forma efetiva ao cliente, de acordo com suas expectativas.
Passei por muitos clientes, por diferentes empresas, trabalhei com vários profissionais, da minha área e de outras, elaborei e implantei  projetos, treinei equipes, afastei da profissão, tentei outros caminhos...Hoje, com trinta e dois anos de formada e ainda na ativa, reflito e concluo que é fundamental fazer aquilo para o qual nos preparamos, saber fazê-lo , mas sempre abertos às novidades, idéias e inovações. Mas o que me valeu neste caminho que venho trilhando, sem dúvida , é o maior insumo que se pode esperar do profissional, chamado “criatividade”, que nos permite encarar os desafios surgidos, solucionar problemas, ter coragem, ousar, recomeçar e... escrever este depoimento.
Desejo sucesso a todos que estão iniciando o seu caminho!



((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Com certeza além do conhecimento técnico que estamos estudando, a dica da bibliotecária Zazá de que a criatividade faz parte de um bom profissional foi muito importante.Obrigada

    ResponderExcluir