terça-feira, 1 de março de 2011

Serviço de Referência (Alexandra)

È de conhecimento de todos que a maior dificuldade de um pesquisador não é a falta de informação e sim, o excesso. Ao fazer buscas para entender melhor o serviço de referência digitei a princípio no GOOGLE as palavras temas deste pesquisa, e para nossa consternação obtivemos nada mais nada menos que 75.000 respostas. Claro que para um pesquisador sem conhecimento tècnico esta avalanche de informações deixa de ser uma solução para ser um problema.
Para não nos defrontarmos com este problema, nós pesquisamos direto nos sites especializados em ciencia da informação que são o http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/index O site Ibict oferece uma interface simples e de fácil acesso. Neste o pesquisador encontra artigos, atuais e de edições passadas na area Da ciência da Informação.
e o da http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso O site da Scielo é inicialmente em inglês mas na lateral vc encontra a opção de mudar o idioma e pesquisar normalmente sem nenhuma dificuldade. No site da Scielo você pode pesquisar todas as aréas do conhecimento.
Muito interessante também é se fazer uma visita virtual aos sites de faculdades, no nosso caso por exemplo a UFMG disponibiliza artigos na sua revista que podem ser acessados.

Em síntese o profissional que atua como Bibliotecário de referência deve ter conhecimento prévio do assunto a ser tratado e utilizar técnicas de busca que otimizem o seu trabalho e que, realmente se recupere a informação solicitada.
((•)) Ouça este post

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