quinta-feira, 3 de março de 2011

Serviço de Referência(Ana Vanessa,Thaís Mara,Vinícius Silveira)

A plataforma Web, atualmente é considerada um dos suportes mais utilizados e crescentes que dinamiza, sociabiliza, e inova informações, ao usuário onde quer que esteja,por isso ao mencionar o termo dinamizar e sociabilizar, nos abre precedente para inovar criando produtos e serviços de informação. Ao falar de produtos e serviços de referência e informação online Cunha (2002) sugere a criação de um balcão de referência e informação virtual como tendência efetiva para os próximos anos no que tange a disponibilização de produtos e serviços em bibliotecas, por isso o levantamento dos produtos e serviços de referencia e informação tradicionais citados na literatura, bem como o dos produtos e serviços de referência e informação hoje disponibilizados na forma virtual pelas bibliotecas é extremamente proveitoso para a gestão e planejamento dos novos serviços de referência e informação que já apontam claramente no horizonte de necessidades das BUFs (Bibliotecas Universitárias Federais Brasileira).
Figueiredo (1996), afirma que:
As tendências futuras, realmente apontam para o serviço de referência e informação online sugerindo cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos para a disseminação de informações as bases de dados computadorizadas, que já estão ocasionando o cancelamento de assinaturas de periódico, substituídas por base de dados on line, pagas conforme a freqüência e o uso, e a implementação de vídeo texto e tele texto, o oferecimento de disseminação seletiva da informação online.
Reforçando esta afirmação temos Grogan (2001) que diz:
[...] a proporção crescente das fontes de informação tradicionais do bibliotecário de referência que se apresentam na forma de base de dados informatizadas, ao lado de inúmeras ferramentas novíssimas, disponíveis para buscas numa variedade de novas formas, representa um progresso do serviço de referência.
Neste contexto, bem como no que envolve o serviço de referência e informação online, a satisfação às necessidades de informação dos usuários dá-se pela antecipação da resposta, através da variedade e atualidade dos produtos e serviços disponibilizados online, necessitando para isso um estudo prévio de usuário para identificar as necessidades de informação do grupo em questão .
Figueiredo (1996) sugere os seguintes serviços em bibliotecas universitárias:
a) Provisão de documentos: Circulação, consulta, empréstimo entre bibliotecas,
comutação, fornecimento de copias, entrega de material, preparação de traduções;
b) Provisão de auxilio bibliográfico: Localização de material, verificação de referências,
levantamento bibliográfico em assuntos especializados;
c) Serviço de alerta: Informais (exposições), Formais (lista de novas aquisições);
d) Orientação ao usuário: Provisão de Guia, Consulta orientada, cursos de instrução Bibliográfica, promoção de serviços, auxílio editorial, preparação de obras individuais.Desde as formas tradicionais até as versões online, as atividades propostas pelo Serviço de Referência e Informação variam de acordo com o tipo de biblioteca e o perfil dos usuários. Macedo citado por Carvalho (2004), aponta os quesitos que o tripé:bibliotecários, usuários e tecnologia precisa ter para que o SRI on line seja bem sucedido.São eles:
- Postura criativa e pró-ativa do bibliotecário, ao exigir ofertas de “atividades que
antecipem a demanda de informações”;
- Planejamento para o atendimento virtual, sob pena de comprometer a credibilidade do
sistema, caso o cliente não seja atendido prontamente;
- Interface amigável de boa navegação, a fim de atrair o usuário para sua utilização.

Feito por:Ana Vanessa,Thaís Mara,Vinícius Silveira.
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Valeu Ana, Thais e Viníciusb. O texto que vocês pesquisaram aborda tanto o serviço de referência convencional quanto o virtual ou on-line que vamos discutir em nossos próximos encontros. Para isto gostaria de pedir a ajuda de vocês para discutir sobre o uso destes serviços numa proposta virtual. Combinado?

    ResponderExcluir