quarta-feira, 16 de março de 2011

Futuro das bibliotecas universitárias

Eu fui lá conferir o Seminário Biblioteca universitária: uma visão para o futuro para ver o que está sendo dito sobre o futuro das bibliotecas e em especial as universitárias. A mesa redonda foi composta por representantes do IBICT, da ECI/UFMG e USP. Para quem não foi, vou contar rapidamente o que foi discutido lá. O que deu o tom das apresentações foi o novo cenário em que as bibliotecas estão inseridas. Este cenário é formado por um mundo conectado ou em vias de se conectar, porque não há como fugir a esta tendência. Este mundo em conexão se reflete diretamente nas bibliotecas....e se isto acontece como poderíamos pensar em um novo desenho para as bibliotecas? Á Bianca Amaro   (profissional interessantíssima, leia a entrevista dela )  do IBICT ficou a missão de apontar alguns caminhos e de levar á reflexão toda a platéia formado por professores, bibliotecários e alunos. Ela discutiu pontos como: porque não pensar em um atndimento á distância? como tratar os materiais digitais, serviço de disseminação seletiva de informações (que nós já sabemos fazer) para os acervos digitais, compartilhamento da produção científica. Outro ponto muito interessante e instigante foi sobre as ferramentas da web 2.0 e o alerta de que os bibliotecários devem olhar para estas ferramentas com outros olhos (porque não criar 1 blog,colar a sua biblioteca no Facebook, no twitter?).  em relação ao perfil a profª. Cida Moura sugeriu-se um bibliotecário pesquisador e porque não pensar em uma especialização em tecnologias, ou um analista  sistemas de informação, ou como ela mesma disse sobre novos  nomes para um profissional com este perfil: Curador Informacional . E, por último Marisa Leal  Couto bibliotecária da USP nos apresentou o SiBiUSP e o novos contextos de inclusão das bibliotecas. Ela deixou uma questão interessante: como podemos usar todo o ferramental de tecnologias da web para trabalhar as atividades das bibliotecas ou para selecionar, disponibilizar e tornar accessíveis as fontes de informação.  Dá para parar e pensar, não dá? E, para complementar  vou trazer uma questão do prof. Ricardo Barbosa, o mediador desta mesa redonda, após a fala das 3 meninas que citei anteriormente: qual o futuro que queremos fazer em nossas biblitecas? Como disse a Bianca não vale fircar só frequentando cursos e eventos técnicos, os bibliotecários têm que atitude!!Chega de escrever e vamos pensar nesta questão. Se você quizer contribuir com este debate pode usar o Comentário deste post para deixar a sua fala!!!!
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Uma visão voltada para o futuro é necessária, já que mudanças ocorrem a todo tempo. As tecnologias se desenvolvem de forma cada vez mais rápida, levando-nos a renovar nossas formas de pensar e trabalhar, fazendo com que adaptemos à elas.
    Bom, o futuro que queremos fazer em nossas bibliotecas com certeza é um futuro onde haja cada vez mais usuários satisfeitos, penso que esta satisfação por completo se dará se houver mecanismos que agiligem a busca da informação, tempo está se tornando dia após dia algo que não pode ser desperdiçado mas sim aproveitado ao máximo. Hoje já vemos grandes avanços em diversas bibliotecas, mas não se pode parar por aí, os já profissionais e nós futuros profissionais não podemos ser arcaicos, deve partir de nós o desejo para a adequação, ou melhor, deve sair de nós a capacitação para "tirar de letra" os desafios que iremos enfrentar.

    ResponderExcluir