sábado, 26 de março de 2011

Documento e documento de arquivo:definição e finalidade(Juliana, Elisa e Cristianne)

Documento é um conjunto constituído por um suporte [peça] e pela informação que ele contém, utilizáveis para efeitos de consulta ou como prova. Esta palavra pode igualmente ser utilizada no plural como um significado idêntico ao do singular.Documentos de arquivo: são documentos que contêm uma informação seja qual for a data, forma e suporte material, produzidos ou recebidos por qualquer serviço ou organismo público ou privado, no exercício de sua atividade. Em resumo, um documento é constituído por um suporte ou peça e por um conteúdo ( a informação nele registrada).(ROUSSEAU; COUTURE, 1994, p.137).
A finalidade dos documentos é servir de prova, segundo Rousseau e Couture (1994, p.157) na idade média documentos eram conservados unicamente por causa do seu valor. Na idade moderna, continua a ser esta a razão que justifica a conservação de muitos documentos, para se provar ou pôr em evidência um direito ou uma obrigação.
Fonte: ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Faltou mostrar a visão de outros autores,meninas!

    ResponderExcluir
  2. adoreii mais o texto e muito grande devia ser basicamente um resumo da pesquisa!!!isto me ajudaria muito e os outros tambem!!!fato..
    assinado:jessica
    idade:13 anos

    ResponderExcluir
  3. Não está tendo a opção de envio de identidade

    ResponderExcluir