quarta-feira, 23 de março de 2011

Serviço de Referência (Paulo H. / Rodrigo)

 Paulo e Rodrigo, alunos do 3º período participaram do Encontro com os experientes na biblioteca do UNIFOR-MG. A seguir eles relatam  alguns detalhes deste encontro:

O primeiro passo a ser seguido dentro da biblioteca é no guichê “Posso ajudar” onde o aluno tira as suas dúvidas antes de iniciar a pesquisa. A maior dificuldade do bibliotecário é de ensinar o usuário a pesquisar nos terminais e estantes sozinhos, apesar do Gnuteca ser um programa de fácil acesso os usuários possuem muita dificuldade em utilizá-lo pela primeira vez por isso o bibliotecário deve instruí-lo de maneira que ele possa utilizá-lo também em casa.
No processamento técnico a bibliotecária nos mostrou como funciona o processamento dos livros e periódicos, onde cada um tem o seu computador para cadastrá-los no programa, outro dado importante que nos foi mostrado foi de que no futuro a digitalização diminuirá a ida dos usuários na biblioteca, pois será tudo disponível online.
Ao final da visita a biblioteca as bibliotecárias responderam algumas duvidas que os alunos tiveram, como por exemplo: qual a maior dificuldade com relação ao atendimento aos usuários ou seja os usuários querem as informações em curto prazo e nem sempre o bibliotecário têm estas informações em mãos.

Se você quizer complementar com outras informações, pode registrar a suas impressões deste encontro no espaço Comentários
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário