quinta-feira, 3 de março de 2011

Biblioteca passa por modificações para melhor atendimento

O local disponibiliza um acervo geral com cerca de 70 mil volumes catalogados. No segundo semestre de 2010, mais de vinte novas estantes foram adquiridas pelo Centro Universitário.

A Biblioteca Ângela Vaz Leão, que atende à comunidade acadêmica do Unifor-MG e também aos alunos do Colégio de Aplicação, ambos mantidos pela Fuom é um setor de grande importância e destaque dentro da instituição. Localizado no primeiro andar do prédio 2, o local é coordenado pela bibliotecária Virgínia Vaz e disponibiliza um acervo geral com cerca de 70 mil volumes catalogados.
Sempre promovendo mudanças, no intuito de melhorar o atendimento e ampliar as aquisições, a biblioteca procura adaptar-se, cada vez mais, às necessidades dos associados, sendo referência entre as instituições de ensino superior da região.


Organização
No segundo semestre de 2010, mais de vinte novas estantes foram adquiridas pelo Centro Universitário. As mesmas já foram colocadas na biblioteca, com o objetivo de melhorar a organização do acervo e tornar a procura pelos volumes mais fácil. Durante o período das férias escolares, as novas estantes foram instaladas no setor e todo o acervo foi reorganizado.
Além disso, novos indicadores também foram colocados na biblioteca, facilitando a procura dos associados, de acordo com o assunto e área de conhecimento. A nova disposição do mobiliário e a instalação das placas deixaram o ambiente mais claro e ventilado, além de proporcionar uma melhor circulação entre os corredores. Dessa forma, a procura pelos volumes se tornou mais fácil e rápida.


Ampliação
Muitas aquisições foram feitas no ano passado e também neste ano. Os novos títulos relacionam-se a todos os cursos do Unifor-MG, representando as mais diversas áreas do conhecimento. O grande aumento de volumes gerou, inclusive, a necessidade de novas estantes.


Atendimento
Desde o início do semestre, toda a comunidade acadêmica conta com o serviço de atendimento diferenciado, instalado dentro da biblioteca. Durante o período noturno, uma bibliotecária fica à disposição dos visitantes, de forma a auxiliá-los nas pesquisas. O serviço, além de auxiliar os usuários, permite que professores e alunos aprendam a fazer a consulta ao acervo corretamente.
Manual de normalização
O Manual de Normalização do Unifor-MG está à disposição de toda a comunidade acadêmica na biblioteca. A edição, produzida e atualizada pelas funcionárias do setor, contém todas as normas exigidas para a formatação dos trabalhos desenvolvidos no Centro Universitário. Para adquirir o manual, o interessado deve pagar uma taxa de cinco reais na tesouraria (Prédio 2, segundo andar) e, com o comprovante em mãos, adquirir um exemplar com uma das funcionárias da biblioteca.


Virtual
Todas as informações relacionadas à biblioteca disponíveis no site do Unifor-MG (www.uniformg.edu.br) foram atualizadas em 2011. Portanto, o acesso aos links ‘lista de periódicos eletrônicos’, ‘acervo de periódicos’, dentre outros, podem ser explorados com segurança pelos internautas.
A coordenadora do setor explica que as mudanças foram feitas com o intuito de promover um atendimento ainda melhor aos usuários e também de fazer do Centro Universitário uma instituição diferenciada, que se preocupa em oferecer sempre ensino e estrutura física de excelência aos alunos.
Segundo Virgínia Vaz, a participação de todos durante a avaliação institucional também é muito importante, pois reforça as necessidades acadêmicas, além de fazer valer a vontade dos professores e alunos. “Muitas das mudanças realizadas foram alcançadas graças às sugestões feitas pelos corpos docente e discente nas pesquisas. É essencial que todos se manifestem e apresentem indicadores para a constante melhoria do Unifor-MG”, explica.
Interessados em dar sugestões ou esclarecer dúvidas ligadas à biblioteca podem entrar em contato pelo endereço eletrônico: biblioteca
@uniformg.edu.br
Fonte:http://http//www.ultimasnoticias.inf.br ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário