sábado, 12 de março de 2011

Dia do bibliotecário - 12 de março

Bibliotecário(português)            Bibliothecarii (latim)          Bibliothekar(alemão)                                           bibliothécaire(francês)                         librarian (inglês)
                     βιβλιοθηκάριος (grego)                         bibliotecario(espanhol)                                         bibliotecario(italiano)                                    kütüphaneci(turco)
                      библиотекарь(russo)                                librarian(inglês)   bibliotekaris(africâner)                                                                                                                     
   
Pergunte a um bibliotecário!!!!Para quem não conhece as possibilidades de atuação deste profissional, pode até imaginar que o seu limite está  registrado no próprio nome da profissão. Entretanto, já há bastante tempo este profissional tem estabelecido vínculos com outros espaços associados á cultura, ao conhecimento científico, ao conhecimento técnico e tecnológico, de negócio, a empresas provedoras de informação, entre outros. A biblioteca não é mais o lseu imite. O lugar do bibliotecário vai muito além de todos os tipos de bibliotecas onde ele pode trabalhar e passa por onde há informação e conhecimento para ser organizado.  Um dos grandes desafios para o profissional bibliotecário é se inserir neste ambiente intensivo em tecnologia de informação, movimentado pelas redes sociais, por "usuários" com muita informação disponível e se movimentar na direção mais adequada para otimizar a realização das suas atividades de organizar informação e conhecimento e de tornar estes recursos acessíveis à sociedade. 
Parabéns aos bibliotecários  e a homenagem do blog Fontes.
 Qual a sua opinião sobre este profissional?  Registre aqui o seu comentário.
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Parabéns professora Célia, alunos do 3º período de biblioteconomia e a coordenadora Margarita. É isso aí galera. Vamos blogar, twittar, e tudo mais que a tecnologia puder proporcionar para fazermos a gestão informacional na era da informação e do conhecimento.

    Nelson Ferreira - www.bibliofocus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É oportuno lembrarmos, no dia em que se comemora o bibliotecário, das palavras do Chefe da Casa Civil do governo Figueiredo, general Golbery. Disse ele: "o único lugar que preservo de todos é a minha biblioteca, pois através das minhas leituras conhecerão os meus segredos".

    Feliz dia dos Bibliotecários!!!

    ResponderExcluir