quarta-feira, 23 de março de 2011

Características dos documentos de arquivos(Angélica, Fernanda e Natália)

Atualmente os arquivos são muito utilizados em empresas, instituições e até para uso pessoal. Com objetivos comuns de guarda, preservação, provas, consultas... entre outros. Documentos arquivísticos possuem características em comum:

" consideram-se documentos históricos e de valor permanente, todos os livros, papéis, mapas, fotografias, ou qualquer espécie de elemento informativo, independentemente de sua forma ou características físicas, produzidos, elaborados ou recebidos por instituições públicas ou privadas, em conformidade com suas atribuições legais ou em virtude de suas transações e conservados, ou adequados a tal fim, por essas instituições ou seus legítimos sucessores, seja como prova de suas funções, diretrizes, normas, realizações ou atividades, sejam em atenção ao valor informativo dos dados que nos mesmos se contenham".(Anteprojeto de criação do Sistema Nacional de Arquivos, art. 1o, parágrafo único)."

O arquivo é muito importante para a memória de uma instituição, comunidade onde ele está inserido. Desde a Antiguidade até os dias atuais profissionais desta área contribuem frequentemente para a organização de centros documentais com características de cada meio trabalhado .

Fonte: JARDIM, Rosa Maria. Invenção da Memória dos qrquivos públicos.Ciência da Informação,v. 25, n.2, 1995
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