terça-feira, 1 de março de 2011

Serviço de Referência (Natália Leal, Adriana e Jordano )

O grande foco das bibliotecas atualmente é a otimização de processos antes muito demorados, devido à ineficiência para os moldes atuais do catálogo manual. Os softwares existentes no mercado possibilitam ao bibliotecário uma precisão maior na busca por seu acervo. Barbosa (2005) conceitua o serviço da seguinte maneira
O serviço de referência é uma atividade da biblioteca em que a demanda de pesquisa e consultas ocorrem com mais frequência. Cabe ao bibliotecário de referência encaminhar o usuário ao setor onde se encontra o material requisitado. Para haver harmonia e interação entre os vários setores da biblioteca, é conveniente traçar o perfil dos objetivos dessa instituição. Daí em diante com apoio administrativo e metas pré-determinadas podemos estabelecer como objetivos do serviço de referência: a preservação das informações e a disponibilização, recuperação e difusão dessas informações. No entanto, o objetivo central é a recuperação das informações que de alguma forma e em algum lugar foram preservadas. Para que esses objetivos se concretizem é importante haver a interação com as demais unidades da biblioteca.
Assim, percebemos o quanto uma biblioteca bem organizada internamente influência neste serviço tão requisitado pelos usuários. O bibliotecário por sua vez, deve saber lidar com as questões dos usuários, se apresentando inteiramente disposto as dúvidas do usuário como também sua linguagem em áreas de conhecimento especifico.
O serviço de referência é uma comodidade para o usuário, principalmente o pesquisador que busca informações precisas sem ter de desperdiçar seu tempo com material que seria inútil.
O bibliotecário de referência nada mais é que um meio de comunicação entre o usuário e o acervo da biblioteca, e sua função é buscar uma informação precisa e de qualidade para o usuário certo na hora certa.
Referencias:
Barbosa, Emanuella et al. O processo evolutivo do serviço de referência. Recanto das letras, [S. l.],29 ago 200. Disponível em:< http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/45998 >. Acesso em: 28 fev 2011.

Elaborado por: Natália Alvarenga Leal, Adriana Soares e Jordano
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Natti, Adriana e Jordano, valeu pela postagem!!! Vamos usar o post de vocês p/ discutir em sala a definição e os objetivos do serviço de referência. E o perfil do profissional que trabalha com referência. Como vocês acham que deve ser? Senti falta dos comentários sobre como foi pesquisa e a postagem.

    ResponderExcluir
  2. Em se tratando do processo de pesquisa de vocês, gostaria de saber se encontraram um vasto acervo de artigos sobre o assunto, ou tiveram uma base bem limitada para proceder com essa postagem.

    ResponderExcluir
  3. Andre, nos encontramos um vasto acervo na internet, a partir desta pesquisa conhecemos novos periodicos na area de bibliotecnomia, como a Revista ACB de Santa Catarina, que sera tema de nova postagem sobre serviço de referência e a web.

    ResponderExcluir