terça-feira, 1 de março de 2011

Serviço de Referência (Luana e Thamara)

A expressão SERVIÇO DE REFERÊNCIA,foi tomada diretamente do inglês "REFERENCE WORK". Tem como raiz o verbo referir, do latim REFERRE, que significa: indicar, informar.

O serviço de referência tem como objetivo principal servir e auxiliar o usuário na recuperação da informação. Pode ser adotado um dos três estilos, a saber: conservador, moderado ou liberal. Para a teoria conservadora o serviço de referência deverá disponibilizar os materiais necessários, bem como orientar o leitor para um bom desenvolvimento da pesquisa, mas que o próprio leitor é quem deve conseguir as respostas. Fornece o material necessário, mas é o usuário que terá de buscar as respostas de suas questões. Porém, o bibliotecário deverá sempre estar preparado a responder as questões que lhe forem solicitadas.

O serviço de referência é uma atividade da biblioteca em que a demanda de pesquisa e consulta ocorrem com mais freqüência. Cabe ao bibliotecário de referência encaminhar o usuário ao setor onde se encontra o material requisitado. Para haver harmonia e interação entre os vários setores da biblioteca, é conveniente traçar o perfil dos objetivos dessa instituição. Daí em diante com apoio administrativo e metas pré-determinadas podemos estabelecer como objetivos do serviço de referência: a preservação das informações e a disponibilização, recuperação e difusão dessas informações. No entanto, o objetivo central é a recuperação das informações que de alguma forma e em algum lugar foram preservadas. Para que esses objetivos se concretizem é importante haver a interação com as demais unidades da biblioteca.

Aborda as constantes mudanças no serviço de referência, a sua evolução face ao uso de meios automatizados. Expõe suas concepções e contracepções, finalidades, aproximações com outros setores da biblioteca. Coloca em questão como os profissionais envolvidos com o trabalho de referência poderão melhor utilizar seus conhecimentos para o desenvolvimento do serviço em função do usuário.

Os níveis dos serviços de informação no campo das pesquisas científicas e industriais, desponta um novo conceito para esse serviço na chamada biblioteca especializada. O serviço de referência abrange desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação altamente especializado, compreendendo as leis do mestre Ranganathan; para cada leitor seu livro, para cada livro seu leitor.

Para um bibliotecário de referência, é importante saber lidar com as incompreensões que ainda persistem em torno do serviço de referência. No que diz respeito aos erros que costumam haver nos mesmos e tentar resolvê-los. Embora as mudanças sejam visíveis e marcantes, o que ainda fica evidente é a necessidade do contato direto entre profissional e usuário.





Feito por: Luana Melo Viana e Thamara de Castro Alves - 3° período de Biblioteconomia
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Luana e Thamara

    Ficou bom, bom! Gostei do começo mostrando origem do termo na lingua inglesa. Isto é importante e o conteúdo ficou bacana. Em relação às referências sugiro inserir os elementos completos da fonte conultada (autor, título, título do periódico.....). Vamos discutir isto em sala.
    Senti falta que vocês compartilhassem com todos como vocês fizeram a pesquisa (??). Valeu!!

    ResponderExcluir