terça-feira, 1 de março de 2011

Serviço de Referência (Alexia, e Matheus Augusto)

A importância do serviço de referência tem sido ao longo dos tempos objeto de muitas pesquisas, serviço este que é oferecido pelo setor de referência de uma Biblioteca.
O trabalho de Referência é muito mais que somente uma tecnica ou uma habilidade profissional, ele é uma habilidade essencialmente humana, que busca favorecer a Recuperação da Informação do usuário.
È de conhecimento de todos que a maior dificuldade de um pesquisador não é a falta de informação e sim, o excesso. Ao fazer buscas para entender melhor o serviço de referência digitei a princípio no GOOGLE as palavras temas desta pesquisa, e para nossa consternação obtivemos 75.000 respostas. Claro que para um pesquisador sem conhecimento tècnico esta avalanche de informações deixa de ser uma solução para ser um problema.Para perdermos tempo olhando um a um, nós que ja possuímos um pequeno conhecimento, pesquisamos direto nos sites especializados que são:
o http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/index. O site Ibict oferece uma interface simples e de fácil acesso. Neste o pesquisador encontra artigos, atuais e de edições passadas na area Da ciência da Informação.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso O site da Scielo é inicialmente em inglês, mas na lateral você encontra a opção de mudar o idioma e pesquisar normalmente sem nenhuma dificuldade. No site da Scielo você pode pesquisar todas as aréas do conhecimento.

Muito interessante também é se fazer uma visita virtual aos sites de faculdades, no nosso caso por exemplo a UFMG disponibiliza artigos na sua revista virtual que podem ser acessados, e possui um excelente acervo na area da Ciência da Informação.

Em síntese o profissional que atua como Bibliotecário de referência deve ter conhecimento prévio do assunto a ser tratado e utilizar técnicas de busca que otimizem o seu trabalho e que, realmente se recupere a informação solicitada.

Quer saber mais sobre este tema conheça o artigo O "Estatus Quo " do Serviço de Referência em Bibliotecas Brasileiras.

NEVES, F., MELO, M.. O "Status Quo" do serviço de referência em bibliotecas brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 15, jun. 1986. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1413/1036. Acesso em: 01 Mar. 2011.


Postado por Alexia, e Matheus Augusto
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Eu quero saber mais!!!!! Assim, coisas do tipo....qual o objetivo de um serviço de referência? E o profissional que faz este serviço, qual é o perfil deste profissional?
    Vamos discutir em sala de aula, ok? Até lá e que tal vocês nos ajudarem nesta dúvida? Vejo vocês, então...

    ResponderExcluir
  2. Ah, vocês complementaram!!! Interessante a sua informação sobre o processo de busca e o resultado do Google. Valeu também pelas dicas de outras fontes de informação. Valeu!!!

    ResponderExcluir