quarta-feira, 2 de março de 2011

Serviço de Referência (Carolina, Lívia e Mariana)


O serviço de referência em bibliotecas é aquele cujo objetivo é possibilitar o acesso e a recuperação das informações que em algum lugar, e sob alguma forma, foram preservadas.


“Dois pontos devem estar presentes e serem entendidos como prioritários entre as preocupações dos bibliotecários que atuam no serviço de referência e informação em bibliotecas : o vínculo entre as necessidades dos usuários, os objetivos e a política da biblioteca e, como conseqüência, os mecanismos que possibilitem a participação efetiva dos usuários na formulação desses objetivos e dessa política. Os serviços desenvolvidos e oferecidos pela biblioteca serão adequados e úteis socialmente, quando baseados nesses objetivos e nessa política e quando, estes, refletirem e traduzirem as necessidades formuladas e determinadas pela comunidade”. (Oswaldo Francisco de Almeida Júnior).

O profissional de referência é aquele cuja atribuição no espaço informacional, especialmente nas bibliotecas, é o atendimento ao público. Seu fazer cotidiano é a interação com os usuários, chamada na área de processo de referência. Sua prática profissional é educativa, ao vivenciar com usuários situações de troca, ao informar e ser informado, ao orientar o uso do espaço, dos instrumentos de recuperação e das fontes e recursos de informação, ao formar habilidades, valores e atitudes para o acesso, obtenção e uso da informação”.
(Oswaldo Francisco de Almeida Júnior).


Feito por: Carolina Castro, Lívia Vieira e Mariana Moura
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Carol, Lívia e Mariana

    Li o post e a fala do prof. Oswaldo, ele menciona o trabalho de referência em bibliotecas públicas. Gostaria que vocês comentassem sobre o trabalho de referência em outros tipos de bibliotecas. Será que este trabalho ocorre da mesma forma? Proponho uma discussão s/ esta questão. Vocês poderiam conduzí-la em nossa próxima aula(17/03)?

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar no comentário anterior s/a importância de citar a fonte consultada. Além disto, peço a atenção s/o que foi pedido na tarefa,isto é consultar artigos, livros....é bom evitar a citação de posts de blogs (primeiro p/evitar problemas em relação ao direito autoral e segundo pelo aprendizado que processo de pesquisa nos proporciona)

    ResponderExcluir