sexta-feira, 4 de março de 2011

Europeana: a biblioteca digital da Europa

A Europeana foi lançada em 2008 com o objectivo de tornar o património cultural e científico da Europa acessível ao público.

O projecto é financiado pela Comissão Europeia. Encontra-se sedeado na Biblioteca Nacional dos Países Baixos, a Koninklijke Bibliotheek.

Estão a ser desenvolvidos trabalhos para melhorar a Europeana, em termos funcionais e de serviços para o utilizador, através do projecto Europeana v1.0.

Os desenvolvimentos abrangem as principais actualizações do serviço Europeana, incluindo interfaces programáticas (APIs), exposições virtuais e melhores capacidades de pesquisa.

Vários projectos de património cultural estão também a contribuir com tecnologia e conteúdos para a Europeana. Juntamente com a Europeana v1.0, eles formam o Grupo Europeana .
Apoio adicional provém de mais de 180 organizações de património e conhecimento bem como de especialistas em TI de toda a Europa, que ajudam a solucionar problemas técnicos e de usabilidade.

A Europeana baseia-se na experiência de The European Library, que é um serviço da Conferência das Bibliotecas Nacionais Europeias.

O Projecto é coordenado pela Europeana Foundation. Os seus membros são os presidentes de associações europeias do património cultural e de associações do sector da informação

A Europeana permite às pessoas explorar os recursos digitais de museus, bibliotecas, arquivos e colecções audiovisuais da Europa. Promove oportunidades de descoberta e de actividade num espaço multilingue onde os utilizadores podem colaborar, partilhando e sendo inspirados pela rica diversidade do património cultural e científico da Europa.
Idéias e inspiração podem ser encontradas em mais de 15 milhões de itens presentes na Europeana. Esses objectos incluem:
  • Imagens - pinturas, desenhos, mapas, fotografias e imagens de objectos de museu
  • Textos - livros, jornais, cartas, diários e documentos de arquivo
  • Sons - música e palavras faladas de cilindros, fitas, discos e transmissões de rádio
  • Vídeos - filmes, noticiários e programas de TV
Alguns objectos e assuntos são mundialmente famosos, como o livro de Isaac Newton sobre a Leis do Movimento, ou os desenhos de Leonardo da Vinci, A pintura de Johannes Vermeer "Girl with a Pearl Earring" ou objectos sobre o Muro de Berlim. Outros são tesouros escondidos, esperando que você os descubra.

Cerca de 1500 instituições têm contribuído para a Europeana. Nomes importantes como a British Library em Londres, o Rijksmuseum em Amesterdão e o Louvre em Paris, são apresentados lado a lado com organizações de menor porte de toda a Europa. Em conjunto, as suas colecções permitem-lhe explorar a história da Europa desde a antiguidade até aos dias actuais.

Quer encontre uma obra célebre ou um objecto menos conhecido, a Europeana conecta-o sempre à fonte original do material para que possa ter certeza da sua autenticidade.


Fonte: Europeana
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário