sexta-feira, 29 de junho de 2012

Avaliações de Interface, Usabilidade e Acessibilidade(N)

Usabilidade, acessibilidade e interface foram temas discutidos rapidamente na disciplina BAMD, mas que despertou o interesse da aluna Joicy Mara Vieira. Vejam o resumo do trabalho dela:
O artigo em questão teve por objetivo mostra a importância das avaliações de interface, usabilidade e acessibilidade das bibliotecas digitais. Pois com o advento da tecnologia foi possível disponibilizar e acessar arquivos e obras completas através de diferentes meios de comunicação na web.Visando levar aos usuários da web documentos e obras literárias de confiabilidade, dentro das normas e da lei dos direitos autorais, surgiram as bibliotecas digitais que romperam barreiras geográficas, já que se pode ter acesso a documentos e imagens em qualquer lugar do planeta que se tenha acesso a internet. Diferença entre Acessibilidade e UsabilidadeCom a informatização surgiram também às regras e normas de portais e documentos digitais na web, para assegurar que sejam cumpridas tais normas é de suma importância que os produtos de software atendam as normas NBR ISO/IEC 9126 (Qualidade do produto de software) e NBR ISO/IEC 14598 (Avaliação de produto de software).
As avaliações de Interface, Usabilidade e Acessibilidade são valiosos instrumentos de medição dos serviços prestados pela Biblioteca Digital. Pois através delas é possível identificar os pontos negativos e tentar suprir as necessidades aparentes das mesmas. Já que a essência de qualquer serviço é o resultado da qualidade de como foi desenvolvido e executado em todas as etapas do processo, garantindo, a credibilidade no processamento da informação, recuperação e disseminação.
No Artigo foram aplicadas algumas avaliações de interface, usabilidade e acessibilidade nas bibliotecas digitais: Nacional Digital e a Digital Mundial. Com base nas analises foram identificados alguns problemas (pontos Negativos) que poderiam ser resolvido (evitado) se a organização mantivesse um estudo constante em suas interfaces, como por exemplo, a Biblioteca Digital Mundial que não possui opção de aumento da letra para pessoas com deficiência visual e a Biblioteca Nacional Digital apresenta muita demora ao efetuar a busca pela informação. As interfaces também poderiam ser mais amigáveis, tornando-se mais atrativa para seus usuários.
Palavras-chave: Bibliotecas Digitais, Websites, Usabilidade, Avaliação da Qualidade, Acessibilidade, Interface,  Acesso à informação, Tecnologia da Informação.
Referências
BOHMERWALD, Paula. Uma proposta metodológica para avaliação de bibliotecas digitais: usabilidade e comportamento de busca por informação na Biblioteca Digital da PUC/Minas. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 95-103, 2005.
CALDEIRA, Pedro Zany. A usabilidades das bibliotecas digitais: A perspectiva dos leitores. Cadernos de Biblioteconomia Arquivística e documentação caderno BAD, Lisboa, Pt, n. 2, p.18-35, 2003. Disponível em: < http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/385/38505003.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2012.
ISO 9126. Software product evalution: Quality characteristics and guidelines for their use. 1991.
KAFURE, Ivette; CUNHA, Murilo Bastos. Usabilidade de ferramentas tecnológicas para acesso à informação. Revista ABC, Florianópolis, v.11, p. 273-282, 2006. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/483/619>. Acesso em: 06 jun. 2012.
MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos. Et al. Taxonomia Facetada Como Interface Para Facilitar O Acesso À Informação Em Bibliotecas Digitais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.16, n.1, p. 234-249, jan./jun., 2011.
MICHAELIS Língua Portuguesa. Dicionário Escolar: Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
PEREIRA, Fernanda. Avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais [manuscrito]:  um estudo de caso.2011. Disponível: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECID-8LAKHD/1/dissertacao_pdf.pdf> Acesso em: 06 jun. 2012.
PRATES Raquel Oliveira; Barbosa, Simone Diniz Junqueira. Avaliação de Interfaces de Usuário – Conceitos e Métodos. 2003. Cap. 6. Disponível em: <www.inf.pucrio.br/~inf1403/docs/JAI2003_PratesBarbosa_avaliacao.pdf>  Acesso   em:  11 jun. 2012.
WEB ACCESSIBILITY INITIATIVE.Introduction to Web Accessibility. Disponível em: < http://www.w3.org/WAI/intro/accessibility.php>. Acesso em: 10 jun. 2012.



((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário