terça-feira, 19 de junho de 2012

Ciclo de palestras sobre bibliotecas digitais

Aconteceram ontem, dia 18/06, as primeiras apresentações sobre o tema  bibliotecas  digitais da disciplina bibliotecas, arquivos e museus digitais da ECI/UFMG.  Nós recebemos os bibliotecários da  equipe da Biblioteca Digital de Minas Gerais, da Fundação João Pinheiro, que relataram sobre a construção da biblioteca digital abordando os aspectos de seleção e preparação do acervo, instituições participantes, coordenação do processo, dificuldades, tecnologia da informação, apresentação do site da BD, próximos  passos para o andamento do projeto, entre outros pontos.  Na segunda parte da noite recebemos a profª. drª. Cíntia Lourenço da ECI que abordou sobre as potencialidades do modelo FRBR para uma biblioteca digital. Esta temática foi estudada e aprofundada em sua pesquisa de doutorado.  Os alunos da disciplina BAMD participaram e levantaram questões muito pertinentes aos assuntos apresentados. Este primeiro encontro foi muito importante para a possibilitar a reflexão dos nossos alunos em relação às dimensões das mudanças ocorridas nas bibliotecas e no fazer do bibliotecário.
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Oi Célia tudo bem saudades?Você sempre levando a disseminação da informação a todos os seus alunos,que ótimo vai ser bem gratificante para eles que pena que nós também não terá essa honra de prestigiar mais um dos seus eventos.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Vinícius, também estou com saudades. Então, vem à BH e assiste as palestras. serão ótimas!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade, esse tipo de evento só vem a somar com os conteúdos estudados em sala, pois estes proporcionam uma maior visibilidade como se dá na prática a atuação do bibliotecário principalmente no ambiente digital, bibliotecas museus e arquivos e dos mecanismos que envolvem o assunto, realmente é grande proveito principalmente para os alunos da disciplina.

    ResponderExcluir