terça-feira, 31 de maio de 2011

Visita técnica no CEDARQ

No dia 25 de maio de 2011, às 20h, nas dependências do Centro Universitário de Formiga UNIFOR-MG, No CEDARQ – Centro de Documentação de Arquivos, foi realizada uma visita técnica ministrada pela funcionária Adrilene e acompanhada pela profª drª Célia Dias.
O objetivo principal da visita foi esclarecer dúvidas dos discentes do 5º período de Biblioteconomia, quanto ao modo de se tratar documentos pertinentes ao arquivo, como: Notas fiscais, registros, cartazes, mapas, fotos e até mesmo canetas, etc. Também foi feita uma explanação e demonstração de como efetuar a higienização e/ou limpeza dos documentos antes do processo de arquivamento, usando-se de EPI’s. Adrilene também mencionou sobre algumas leis federais como, reciclagem do material a ser excluído do arquivo. Mencionou também que 70% dos documentos deste arquivo são permanentes, os outros 30% dos documentos possuem tempo de vida diferenciada na tabela de temporalidade acrescendo-se uma carência de 06 meses para a sua eliminação do arquivo sendo estes documentos de valor secundário, ao final da visita, apresentou-nos as dependências do CEDARQ e nos expôs alguns relatórios e/ou protocolos utilizados nesta unidade de informação.
Por: Jovalso de Souza. 5º Período de Biblioteconomia.
((•)) Ouça este post

domingo, 29 de maio de 2011

Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da world wide web

O livro "Criação, proteção e uso legal da informação em ambientes da world wide web" de autoria das pesquisadoras Elizabeth Araya e Silvana Vidotti encontra-se disponível para download no site da Cultura Acadêmica.  Para quem tem interesse pelo assunto segue abaixo a sinopse da publicação: 
Um número cada vez maior de produtores de conteúdo informacional, embora de acordo com os padrões culturais prevalecentes nem sempre seja considerado qualitativamente favorável, evidencia uma nova configuração cultural exponencialmente representativa no fluxo da informação em que o indivíduo, que não há muito tempo era um mero consumidor de conteúdo intelectual, é agora também um participante ativo na criação desses conteúdos. Os indivíduos que lidam com essas novas formas de produzir, disseminar e usar conteúdos informacionais devem estar conscientes das diferenças que se impõem quando a informação é digital. Eles devem conhecer as implicações quanto ao fluxo da informação e seus aspectos simbólicos, bem como saber sob quais condições a lei de direitos autorais estabelece que essas práticas devam acontecer.   Download aqui!!
 Fonte: Cultura Acadêmica

((•)) Ouça este post

Uso de fontes e estratégia de busca(Natália R., Cleidiane e Kenia)

Parte 1: O layout do site é interessante, organizado, as informações são claras, foi fácil de encontrar o link biblioteca e catálogo on-line.O sistema de bibliotecas é constituído por 26 bibliotecas divididas em cinco áreas como exposto no site. O total de obras disponíveis nas cinco áreas é indicado.Ao clicar em catálogo,aparece uma página de pesquisa.Há diversas formas de pesquisa.A busca é feita por quatro formas:título,autor,assunto,e livre.A ordenação por cinco formas:título,ano de publicação,idioma,descrição física e classificação.Você pode optar também por quantos registros aparecerão em cada página encontrada durante a busca. Numa caixa de diálogo ao lado, digita-se o termo da pesquisa, e clica em pesquisar.
Parte 2: Meu termo de pesquisa foi arquivo organização. Foram oferecidas 71 obras com as devidas referências e o número de chamada. Fiz a ordenação por título, busca livre e registros por página vinte, pesquisa geral. Selecionei a obra Arquivo organização e prática de Marilena Leite Paes. Não tive acesso a lista de assunto.
Em autoridades: fiz uma busca por instituição IBICT, me foram indicadas 8 obras . A busca pode ser feita também por pessoa, evento, título uniforme, assuntos e assuntos-geográficos.
Outras pesquisas: busca por multimeios, novas aquisições, periódicos, publicações online. Pesquisei periódicos, termo de pesquisa usado Ciência da Informação, seis obras foram recuperadas.
Atos normativos e pesquisa tesauros não consegui recuperar informação.
Acessibilidade: fiz uma busca por biblioteca e uma obra foi recuperada.
Pesquisa avançada: pode ser feita uma busca por até três formas: assunto, título, autor e livre.Fiz uma busca por biblioteconomia ou organização e informação, entre os anos de 1999-2011. Foram  recuperadas 134 obras.
Pode-se escolher o lugar de publicação, tipo de localização interna, física, ordenação e registros por página.
Na saída do sistema foram informados o número de exemplares disponíveis e localização na estante. Mas como não foram preenchidas os demais campos a busca não foi muito refinada e recuperei um grande número de obras desnecessárias aos meus interesses. Quando preenchi todos os campos não foi recuperada nenhuma obra.
((•)) Ouça este post

Fontes Biográficas (3º p. - leitura obrigatória)

Fonte Secundária: A palavra biografia tem sua origem  derivada de dois termos gregos: bios, que significa vida e graphein, que significa escrever. Esta fonte de informação está associada ao registro da vida, da história de uma determinada pessoa. Uma outra definição apresenta que biografia é o tipo de documento ou fonte de informação que relata  a vida e a atividade de alguém. Além de breves notas biográficas, geralmente encontradas nas enciclopédias, existem obras especializadas em compilar informações biográficas. (UERGRS, 2011)

Outra definição para o termo diz que é um documento escrito que conta a vida de uma determinada personalidade, respeitando a ordem cronológica. Como fonte de informação a “biografia pode servir como recurso para obtenção de informações as mais diversas possíveis, sobre um período histórico, uma nação, uma instituição etc.”. Definindo biografia como fonte de informação ´pode-se afirmar  que são ” [...] documentos [...] que fornecem dados fundamentais (do tipo quem é, onde nasceu, o que fez, onde se formou, onde vive) sobre a vida de pessoas pertencentesao passado, ou vivas no presente, mas relevantes (mesmo sendo o grau de relevância um conceito relativo) na sociedade por algum motivo”. Outras publicações como as obras de referência, também servem ao propósito de apresentar dados sobre a vida das pessoas. Nessa categoria podem ser citados os repertórios, índices e dicionários biográficos que apesar de criados com outros objetivos fornecem dados biográficos.

Tipologia

A literatura classifica as fontes biográficas em duas categorias: as autobiografias, onde existe uma coincidência entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é narrada por outra(s) pessoa(s).
Fonte: CPDOC
Exemplo de fontes biográficas

Outras fontes de informação biográfica 
  • Almanaques apresentam entradas biográficas fornecendo,  geralmente, dados resumidos sobre as pessoas. Como exemplo pode ser citado  o Almanaque Abril uma obra de referência em língua portuguesa. Esta fonte de informação é usada para quem precisa de dados  sobre o Brasil e o mundo.   
    Fonte: Abril
    • As enciclopédias são outro tipo de fonte bastante consultado para obtenção de dados biográficos.
    •  Os anuários gerais e os anuários de enciclopédias também apresentam dados biográficos, geralmente de forma sumária; 
    •   Os índices de jornais e revistas, por sua vez, podem contribuir para a localização de dados biográficos na medida em que indicam artigos ou materiais escritos por ou sobre personalidades de destaque. 
    Referências

    CAMPELLO,  Bernadete Santos, CALDEIRA,  Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
    ((•)) Ouça este post

    Para cada escola, uma biblioteca (Magda)

    Publicado no Brasil pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, documento produzido nos Estados Unidos cita medidas necessárias para a formação de leitores no século 21, como o fortalecimento da biblioteca escolar.
    O objetivo da iniciativa é que os bibliotecários possam compreender melhor quem é o leitor deste século, além de alertar e orientar esses profissionais para a educação e desenvolvimento da competência em informação.
    Este documento corrobora a promulgação da Lei 12.244, de 24 de maio de 2010, sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no Brasil que diz que até 2020 todas as escolas brasileiras deverão ter uma biblioteca e um profissional bibliotecário.
    Diante da velocidade e do volume com que as informações e conhecimentos são produzidos e disseminados, não é possível que os conteúdos curriculares se mantenham por muito tempo. Conforme o texto a biblioteca da atualidade deve ser um centro de aprendizagem, convivência e expressão, onde a busca de informação [...] promovam oportunidades de criação e de inovação pelo compartilhamento.
    Publicado no site da USP por Izabel Leão, achei importante para nós estudantes de biblioteconomia, com este artigo podemos ter uma visão de como os bibliotecários dos próximos anos tem que estar sempre se aprimorando e se adaptando com as novas tecnologias pois os usuários deste período são considerados nativos digitais (nasceu e cresceu com as tecnologias) e nós teremos que estar aptos para atendê-los.
    O documento Parâmetros para o Aprendiz do Século 21 pode ser encontrado em www.crb8.org.br
    Texto completo em Jornal da USP, on Line/ Ano XXVI nº 925 publicado por Admin em 01/05/2011.
    ((•)) Ouça este post

    Visuwords dicionário gráfico on-line (3º p. - leitura obrigatória)

    Fonte: Visuwords
    O Visuwords Online Graphical Dictionary é um dicionário gráfico on-line em inglês e muito interessante. Para usar você digita na caixa de pesquisa uma palavra que quer pesquisar.
    Como resultado o Visuwords apresenta a palavra e as suas associações com outros conceitos. O que é diferente é que esta apresentação é em formato gráfico, permite a visualização em forma de nós e possibilita  ver a relação da palavra pesquisa com outros termos em uma rede neural, além de se movimentar na tela do seu computador. Outro ponto interessante deste dicionário gráfico é que, ao passar o mouse em cima dos termos relacionados você pode ver a sua definição, ampliando ou reduzindo a visualização da rede formada pelo termo pesquisado. O Visuwords usa a base de dados do WordNet da Universidade de Princeton combinada com uma ferramenta de visualização. Experimente fazer uma pesquisa  para você visualizar os termos relacionados aquele que você escolheu, clicando no endereço do Visuwords.  
    Eu acessei e pesquisei o termo Library (biblioteca) e consegui ver através dos nós da rede formada pelo dicionário, os conceitos relacionados ao termo buscado, conforme mostrado na imagem acima.  Se você  usar o Visuwords escreva em Comentários deste post como foi a sua experiência!!
    ((•)) Ouça este post