quarta-feira, 28 de março de 2012

Empreendedorismo

Fonte imagem: CM
A primeira discussão que tivemos na disciplina Serviços de Informação foi sobre o bibliotecário e empreendedorismo. Nesta aula discutimos sobre definições para o termo empreendedorismo, os serviços oferecidos pelos bibliotecários,  o intraempreendedorismo, o perfil do bibliotecário empreendedor,  competências e habilidades de um bibliotecário.  O empreendedor é a qualidade que um indivíduo tem em fazer de forma diferente, criativa e inovadora as atividades em uma organização com o objetivo de transformar produtos existentes ou criar novos produtos e processos, gerando conhecimento e riquezas. O interessante é que o empreendedorismo não é um traço da personalidade das pessoas, mas esse comportamento pode ser desenvolvido por cada um. Tivemos a oportunidade de aprender sobre o assunto em nossas discussões em conjunto. Mas, a parte da aula  mais interessante  foi a atividade de reflexão sobre o perfil empreendedor realizada por cada um dos alunos e discutida com o colega. Foi uma oportunidade de auto-análise sobre o seu próprio perfil,  de pensar se você possui ou não características  de um sujeito empreendedor e, principalmente identificar as oportunidades de melhorias. Podemos continuar as nossas discussões aqui pelo blog, usando o espaço Comentários para registrar suas ideias, impressões, dúvidas e  perguntas que surgirem sobre o assunto. Valeu turma!
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Boa tarde, professora e colegas,

    Gostaria de compartilhar que a citada discussão muito me fez refletir sobre meu comportamento empreendedor, me fez repensar varias coisas e visualizar caminhos. Também me fez refletir sobre pessoas a quem lidero no meu serviço (função de lider que exerço ou deveria exercer).

    ResponderExcluir
  2. Nascemos ou nos tornamos empreendedores? Tal discussão na sala de aula foi agradável, respeitosa e acima de tudo, instrutiva!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desta aula, pois refleti sobre uma questão que nunca havia sido colocada para mim. O que eu achei mais interessante foi perceber que o empreendedorismo pode ser desenvolvido por qualquer pessoa que se dedique.

    ResponderExcluir