sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dublin Core


Os metadados são “dados associados a um sistema informação ou a um objeto de informação para fins de descrição, administração, requisitos legais, funcionalidade técnica, utilização e uso e preservação” (DCMI - Dublin Core Metadata Initiative). Para que servem os metadados? Os metadados facilitam gerenciar e recuperar informação, esteja na forma eletrônica (páginas web, documentos digitais, imagens, áudio, etc.) ou não eletrônica.
Padrões são ferramentas e normas que permitem que se faça algo da mesma maneira, por um grupo de pessoas e/ou instituições que, consensualmente, aceitam esses padrões.  Esta padronização é garantida por códigos, normas e qualquer documentação que torne os procedimentos em uma determinada área normalizados
O padrão de metadados Dublin Core é um elemento simples, mas um conjunto eficaz para descrever uma ampla gama de recursos de rede.   O Dublin Core criado  em  OCLC (On Line Computer Library) e pelo NCSA (National Center for Supercomputer Applications) 1995. O nome Dublin se refere a Dublin, Ohio, U.S., onde o otrabalho se originou de um workshop sediado em 1995 pela OCLC. , para facilitar a descoberta de recursos informacionais na web. Seus elementos descritivos foram baseados nos campos variáveis mais importantes do MARC para descrição de itens informacionais e permite o uso de qualificadores como o MARC para uma especificação maior na descrição de um objeto digital.
Em 2003 o Dublin Core se tornou uma norma internacional a  ISO 15.836 – Dublin core metadata element
São características do Dublin Core:
**Simplicidade na criação e manutenção permitindo o seu uso por não-especialistas;
**Uma semântica com entendimento universal que facilita a interpretação de usuários com diferentes formações;
**Extensibilidade que permite a adição de elementos para atender as especificidades de diferentes comunidades
O padrão Dublin Core inclui dois níveis: Simples e Qualificado. O Dublin Core Simples inclui quinze elementos, o Qualificado inclui três elementos adicionais, assim como um grupo de elementos chamados de qualificadores que refinam a semântica dos elementos  de maneira que podem ser úteis para a descoberta de recursos. O Dublin Core é formado por 15 elementos descritivos de metadados. São eles:

1.Title – título do objeto
2. Creator responsáveis pelo conteúdo intelectual do objeto
3. Subject tópico relacionado ao objeto descrito
4.Descriptioncontém uma descrição textual do objeto
5. Publisheragente responsável por tornar o objeto disponível
6.Contributor - outros “autores” do conteúdo intelectual do objeto
7. Date data de publicação
8. Type - tipo do objeto
9. Format formato de dado do objeto
10. Identifier identifica o recurso de forma única
11. Source objetos dos quais o objeto descrito é derivado
12. Language idioma relativo ao conteúdo intelectual do objeto
13. Relation indica um tipo de relacionamento com outros objetos
14. Coverage localização espacial e duração temporal do objeto
15. Rights contém referência ou direitos de propriedade

Cada elemento Dublin Core é opcional e pode ser repetido. O DCMI estabeleceu maneiras padronizadas para  refinar os elementos e encorajar o uso de esquemas de codificação e vocabulário. Não há ordem no Dublin Core para apresentar ou usar os elementos. O padrão Dublin Core pode ser usado associado a  vários tipos de recursos tais como  Bibliotecas, instituições culturais e agências do governo, entre outras aplicações.

Referência : HILLMANN, Diane . Using Dublin Core. 2007 . Disponível em: http://dublincore.org/documents/usageguide/


((•)) Ouça este post

Um comentário: