O objetivo do nosso trabalho foi
abordar o tema Repositório Institucional, apresentando sua definição,
características, bem como a relevância de sua implementação nas Universidades e
Centros de Pesquisas. Enfatizamos o importante papel do bibliotecário no
processo de implantação e gestão dos Repositórios Institucionais e apresentamos
o Repositório de Objetos de Aprendizagem da UFMG com o propósito de mostrar o
uso dessa “ferramenta” como forma de preservação de documentos digitais e
disseminação dos conteúdos armazenados para toda comunidade acadêmica.
Repositórios Institucionais (RIs) de acesso livre é em uma versão mais
simplificada das bases nas quais é depositada, a produção científica e
intelectual de determinada instituição, obedecendo as políticas e padrões da
mesma. São de caráter especializado, pois agrupam conteúdos específicos.
A Implementação dos RIs é feita sistematicamente por bibliotecários, profissionais
da informação e analistas de sistemas, atuando em conjunto de maneira
interdisciplinar, padronizando através de políticas e incorporando através da
escolha do software a ser utilizado. O Repositório de Objetos de
Aprendizagem da UFMG foi criado com o objetivo de abarcar objetos de orientação
pedagógica em suporte digital onde toda comunidade acadêmica terá a sua
disposição um ambiente adequado para guarda, disponibilização e recuperação de
materiais digitais apropriados às práticas de ensino/aprendizagem. Para
conhecer o Repositório de Objetos de Aprendizagem da UFMG acesse: http://www.lcc.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=38&Itemid=42
Palavras – chave: Repositório Institucional. Dspace.
Preservação digital
Grupo: Alessandra Santana da Silva, Ana Carolina Tecila Pimenta, Eliane de Oliveira Santos, Regina Lucia Marques Gomes e Talita C.Botelho Aleones da Silva
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