terça-feira, 3 de julho de 2012

Repositórios institucionais: o papel do bibliotecário na implantação e gestão de repositórios institucionais e o caso da UFMG(N)

Repositório de objetos de aprendizagem O objetivo do nosso trabalho foi abordar o tema Repositório Institucional, apresentando sua definição, características, bem como a relevância de sua implementação nas Universidades e Centros de Pesquisas. Enfatizamos o importante papel do bibliotecário no processo de implantação e gestão dos Repositórios Institucionais e apresentamos o Repositório de Objetos de Aprendizagem da UFMG com o propósito de mostrar o uso dessa “ferramenta” como forma de preservação de documentos digitais e disseminação dos conteúdos armazenados para toda comunidade acadêmica. Repositórios Institucionais (RIs) de acesso livre é em uma versão mais simplificada das bases nas quais é depositada, a produção científica e intelectual de determinada instituição, obedecendo as políticas e padrões da mesma. São de caráter especializado, pois agrupam conteúdos específicos. A Implementação dos RIs é feita sistematicamente por bibliotecários, profissionais da informação e analistas de sistemas, atuando em conjunto de maneira interdisciplinar, padronizando através de políticas e incorporando através da escolha do software a ser utilizado. O Repositório de Objetos de Aprendizagem da UFMG foi criado com o objetivo de abarcar objetos de orientação pedagógica em suporte digital onde toda comunidade acadêmica terá a sua disposição um ambiente adequado para guarda, disponibilização e recuperação de materiais digitais apropriados às práticas de ensino/aprendizagem. Para conhecer o Repositório de Objetos de Aprendizagem da UFMG acesse: http://www.lcc.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=38&Itemid=42
Palavras – chave: Repositório Institucional. Dspace. Preservação digital
Grupo: Alessandra Santana da Silva, Ana Carolina Tecila Pimenta, Eliane de Oliveira Santos, Regina Lucia Marques Gomes e Talita C.Botelho Aleones da Silva
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