terça-feira, 11 de setembro de 2012

FAPESP doa acervo para a Biblioteca Mário de Andrade

A FAPESP e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo realizaram no dia 6 de setembro uma cerimônia de doação para a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) da Coleção FAPESP – formada por um acervo de 470 publicações, que serão disponibilizadas para consulta pública e gratuita pela instituição.  Composta por livros que obtiveram Auxílio à Pesquisa – Publicações – da FAPESP e por relatórios científicos de pesquisas apoiadas pela Fundação, as publicações serão distribuídas pelas coleções Circulante, São Paulo, de Artes, Coleção Geral e Referência da BMA.  Todo material será catalogado no sistema informatizado da biblioteca e as obras serão identificadas no campo “coleção” como Coleção FAPESP. Os dados bibliográficos estarão disponíveis para consulta no catálogo online da BMA, que pode ser acessado no endereço www.bma.gov.br. As obras que porventura já existam na Coleção Geral, São Paulo, de Artes e Referências, que são fixas da biblioteca, serão destinadas à seção Circulante. Já as obras mais especializadas das áreas de Ciências da Saúde, Exatas e Tecnologia, serão encaminhadas às bibliotecas temáticas dessas áreas ou a outras bibliotecas públicas do estado de São Paulo. O objetivo da doação foi tornar acessíveis obras que retratam, em grande medida, o percurso das pesquisas realizadas com apoio da FAPESP nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Coleção de obras raras
O acervo da Biblioteca Mário de Andrade é composto por, aproximadamente, 3,3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e multimeios.
A instituição também mantém grandes coleções especiais, que incluem um dos maiores acervos de livros de arte de São Paulo, uma biblioteca depositária da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma coleção de obras raras, que é considerada a segunda maior coleção pública do Brasil. Atualmente, um conjunto de 100 livros raros e mil gravuras, desenhadas por estrangeiros que visitaram e descreveram o Brasil entre os séculos 16 e 19, além de 4,5 mil fotografias, produzidas por diversos fotógrafos que retrataram São Paulo entre 1862 a 1922, estão digitalizadas e disponíveis para consulta no site da biblioteca.
Além do acervo já catalogado e digitalizado, segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, diretora da BMA, a instituição ainda dispõe de um acervo a ser “descoberto” e melhor explorado.
“Nós temos um grande acervo de cartazes, mapas e inventários e materiais sobre a história da ciência, por exemplo, que precisam ser mostrados pela catalogação e pela digitalização”, disse Almeida.
Fonte: FAPESP
                                                                      Endereço da  Biblioteca Mário de Andrade
                                                                      Rua da Consolação, 94 Consolação - São Paulo 11 3256-5270
 
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário