segunda-feira, 11 de julho de 2011

Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais

Fonte da imagem: MHNJB/UFMG
Os museus, até bem pouco tempo, eram vistos, em geral, apenas como ambientes fechados guardiões de objetos antigos. Contrariando essa visão, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) tem como proposta principal constituir-se um ambiente vivo, impregnado de uma história que, ainda em construção, se modifica a cada dia. Ele é singular por abrigar um espaço museológico aberto à visitação pública localizado no interior de um Jardim Botânico, que, por sua vez, abriga importantes espécies da flora e da fauna brasileiras
O MHNJB abriga uma grande diversidade de conhecimento e cultura. Com tanta história para contar, a Biblioteca do Museu foi criada com o fim de arquivar, organizar e partilhar esse saber. Ela conta com um acervo constituído por 3.642 livros e 19.134 periódicos especializados nas áreas de Arqueologia, Botânica, Geologia, Museologia e Paleontologia. Além disso, guarda o acervo pessoal de dois importantes docentes da Universidade Federal de Minas Gerais – o do Professor Getúlio Vargas Barbosa, do Instituto de Geociências (IGC), que compreende, aproximadamente, mil títulos, que tratam de Geologia, Geografia, História, solos e mapas; e o do Professor Giorgio Schreiber, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que conta, também, com mil títulos, entre livros e periódicos, na área de Botânica. A coleção de fotos do Museu, desde sua criação, e os documentos relativos ao Presépio do Pipiripau integram, também, o acervo da Biblioteca do Museu.
Fonte da imagem: MHNJB/UFMG
 O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG guarda um importante tesouro da arte popular – o Presépio do Pipiripau. Criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.
Fonte:  os textos foram extraídos do site do MHNJB
Vale a pena conferir o site do museu
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário