quarta-feira, 6 de abril de 2011

Serviço de Referência Virtual (Luana, Thaís, Thamara)

As mudanças são constantes no sistema informacional devido às novas tecnologias, colocando em evidência a necessidade da constante evolução do serviço de referência e de como deve ser o papel do bibliotecário de referência no mundo automatizado. Os serviços de referência virtual via correio eletrônico surgiram nos Estados Unidos no final da década de 1980, ao mesmo tempo em que as bibliotecas começaram a colocar seus catálogos na Internet, o que veio facilitar a localização de informações e documentos. Com a utilização da Internet, as bibliotecas passaram a oferecer serviços de referência digital, prestando um melhor atendimento tanto aos usuários presenciais, como aos usuários remotos. Serviços de referência virtual podem ser definidos como mecanismos pelo qual as pessoas podem enviar perguntas e obter respostas através de e-mail, chat ou formato Web. As pessoas que servem na referência digital são especialistas (voluntários, orientadores, bibliotecários e outros); que podem ser chamadas de especialistas da informação porque realizam o trabalho similar àquele já estabelecido na biblioteca física. Alguns desses serviços têm um público específico, para estudantes de primeiro grau, outros direcionados aos professores desses alunos, e outros oferecem informação específica sobre um assunto para todo tipo de público. Atualmente esses serviços de referência oferecem dois tipos de especialidade, informação sobre temas práticos e informação de referência e instrutiva.
Segundo Arellano (2001)

"Uma característica que se destaca nos projetos é a dos bibliotecários de referência on-line que estão se especializando no uso das tecnologias e das obras de referência existentes na rede. O perfil e as tarefas do servidor ou novo bibliotecário de referência surgem caraterizando um tipo de profissional que não mais realiza seu trabalho usando apenas obras em papel."

O serviço de referência pode ser também via telefone usado tradicionalmente pelas bibliotecas como a melhor forma de oferecer seus serviços para usuários remotos, mas o custo pode ser considerável ao se tratar de chamadas de longa distância. O serviço de referência via correio eletrônico possui as mesmas vantagens, como também permite o envio e recebimento da informação no horário mais conveniente para o usuário. Outras vantagens do correio eletrônico usado no serviço de referência são o anonimato e a permissão da impressão de todo o processo de consulta e do resultado da pesquisa.


Os bibliotecários estão muito preocupados com o futuro da sua profissão, pensando que podem ser substituídos pelos "sistemas inteligentes". O profissional da informação precisa trabalhar junto a esses sistemas inteligentes procurando as mesmas metas: facilitar a colaboração, enriquecer o usuário e padronizar a informação para um tipo específico de público.

As bibliotecas digitais estão começando a criar uma série de padrões para efetivar a qualidade dos seus serviços.

Pessoa e Cunha (2007, p.78-79) afirmam que no Brasil: "A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) oferece o serviço via chat chamado de Bibliochat (www.dbd.puc-rio.br/bibliochat.htm) com o objetivo de estabelecer maior interatividade entre a comunidade acadêmica e o Sistema de Bibliotecas, mas somente é oferecido para os cadastrados na universidade. Também foi identificado que a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui o serviço “Pergunte ao Bibliotecário” que é dedicado ao usuário que precisa da ajuda de um bibliotecário no processo de pesquisa e acesso à informação na área de vigilância sanitária." Esse levantamento foi feito em março de 2007 e identificou poucos serviços de referência virtual no Brasil.

Mas com o tempo esses serviços vão se tornando realidade, e sendo parte ativa na evolução dos serviços das bibliotecas na Internet. REFERÊNCIA: PESSOA, Patrícia; CUNHA, Murilo Bastos da. Perspectivas dos serviços de referência digital. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.17, n.3, p.69-82, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2011. Arellano, Miguel Ángel Márdero. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n.2, maio/ago. 2001. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2011.
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3 comentários:

  1. Que interessante saber que a ANVISA tem um srviço pergunte ao bibliotecário.Porque vocês não testam este serviço e compartilham com a turma a resposta?

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  2. Saber que a ANVISA um órgão de importância nacional possui um serviço de referência virtual,abre os horizontes quanto ao mercado de trabalho. O profissional da informação não precisa restringir seu campo de atuação apenas em bibliotecas escolares, públicas ou universitárias. Organizações como estas também estão dispostas a disseminar o conhecimento.
    Vou testar o serviço, e depois compartilho o resultado com vocês.

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  3. Que bom, estava esperando que alguém se candidatasse a usar o serviço da ANVISA e compartilhasse com todos. Vamos aguardar, então!

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