Segundo Arellano (2001)
"Uma característica que se destaca nos projetos é a dos bibliotecários de referência on-line que estão se especializando no uso das tecnologias e das obras de referência existentes na rede. O perfil e as tarefas do servidor ou novo bibliotecário de referência surgem caraterizando um tipo de profissional que não mais realiza seu trabalho usando apenas obras em papel."
O serviço de referência pode ser também via telefone usado tradicionalmente pelas bibliotecas como a melhor forma de oferecer seus serviços para usuários remotos, mas o custo pode ser considerável ao se tratar de chamadas de longa distância. O serviço de referência via correio eletrônico possui as mesmas vantagens, como também permite o envio e recebimento da informação no horário mais conveniente para o usuário. Outras vantagens do correio eletrônico usado no serviço de referência são o anonimato e a permissão da impressão de todo o processo de consulta e do resultado da pesquisa.
Os bibliotecários estão muito preocupados com o futuro da sua profissão, pensando que podem ser substituídos pelos "sistemas inteligentes". O profissional da informação precisa trabalhar junto a esses sistemas inteligentes procurando as mesmas metas: facilitar a colaboração, enriquecer o usuário e padronizar a informação para um tipo específico de público.
As bibliotecas digitais estão começando a criar uma série de padrões para efetivar a qualidade dos seus serviços.
Pessoa e Cunha (2007, p.78-79) afirmam que no Brasil: "A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) oferece o serviço via chat chamado de Bibliochat (www.dbd.puc-rio.br/bibliochat.htm) com o objetivo de estabelecer maior interatividade entre a comunidade acadêmica e o Sistema de Bibliotecas, mas somente é oferecido para os cadastrados na universidade. Também foi identificado que a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui o serviço “Pergunte ao Bibliotecário” que é dedicado ao usuário que precisa da ajuda de um bibliotecário no processo de pesquisa e acesso à informação na área de vigilância sanitária." Esse levantamento foi feito em março de 2007 e identificou poucos serviços de referência virtual no Brasil.
Mas com o tempo esses serviços vão se tornando realidade, e sendo parte ativa na evolução dos serviços das bibliotecas na Internet. REFERÊNCIA: PESSOA, Patrícia; CUNHA, Murilo Bastos da. Perspectivas dos serviços de referência digital. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.17, n.3, p.69-82, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2011. Arellano, Miguel Ángel Márdero. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n.2, maio/ago. 2001. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2011.
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Que interessante saber que a ANVISA tem um srviço pergunte ao bibliotecário.Porque vocês não testam este serviço e compartilham com a turma a resposta?
ResponderExcluirSaber que a ANVISA um órgão de importância nacional possui um serviço de referência virtual,abre os horizontes quanto ao mercado de trabalho. O profissional da informação não precisa restringir seu campo de atuação apenas em bibliotecas escolares, públicas ou universitárias. Organizações como estas também estão dispostas a disseminar o conhecimento.
ResponderExcluirVou testar o serviço, e depois compartilho o resultado com vocês.
Que bom, estava esperando que alguém se candidatasse a usar o serviço da ANVISA e compartilhasse com todos. Vamos aguardar, então!
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